EDUCAÇÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA E DIMENSÃO SOCIAL DA SUSTENTABILIDADE NO CEARÁ: UM ESTUDO SOBRE A VISÃO DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA CEARENSE, NO ANO DE 2020.
Pandemia. Educação. Ensino Remoto. Tecnologias.
Resumo da Dissertação: Uma das primeiras medidas, em meados de 2020, foi a suspensão imediata das atividades presenciais em instituições de ensino espalhadas em várias partes do mundo como forma de manter o distanciamento social e evitar a propagação do vírus, tão logo foi deflagrada a emergência de saúde pública em função da disseminação do novo coronavirus (COVID-19). Em face da decretação das novas portarias do Ministério da Educação e Saúde, houve uma orientação e ao mesmo tempo permissão, no sentido de que as instituições de ensino em todo o país, utilizassem de metodologias remotas para continuidade do ano letivo. Dentre os segmentos de transformação, a educação precisou se adequar de modo radical a esses recursos. Essa realidade exigiu dos profissionais da educação habilidades até então não obrigatórias, pois mesmo quem não trabalhava com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) passou a fazer uso delas. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo é compreender de que forma os docentes atuaram para viabilizar o ensino remoto na região do Crajubar cearense, em 2020, durante o período da pandemia da COVID-19. Para tanto, de acordo com os critérios metodológicos, nossa pesquisa é de natureza explicativa do tipo mista (SAMPIERI, 2010). O percurso adotado na busca de dados e informações consistiu em pesquisa bibliográfica, documental e aplicação de questionários online elaborados em formulário no Google Forms. O instrumento foi aplicado com docentes em atividade em sala de aula, das redes pública e privada, contemplando instituições de ensino, localizadas nos municípios de Juazeiro do Norte e Crato, desde a educação infantil até o ensino superior e contou com a participação de 62 docentes da amostra de 434. Foi possível constatar, portanto, que os docentes não estão totalmente capacitados e preparados para ministrar aulas remotas de qualidade, em face das dificuldades inerentes como a baixa experiência do manuseio de equipamentos e tecnologias digitais e a reduzida qualidade de acessos ao ambiente da internet. Expôs também os impactos sobre a aprendizagem dos alunos e confirmou a tradicional ausência da interação dos familiares como apoio nos processos educacionais. |