Entre conhecimento e práxis: construção e validação de material educativo para acolhimento LGBTQIAPN+ na Atenção Primária à Saúde
atenção primária à saúde; equidade em saúde; minorias sexuais e de gênero; tecnologia educacional; acolhimento.
Esta proposta investigativa insere-se na área de Atenção à Saúde, acesso e qualidade na atenção básica, respondendo a uma demanda concreta observada nos serviços: a fragilidade no acolhimento ético, qualificado e inclusivo à população LGBTQIAPN+. Este grupo enfrenta barreiras históricas no acesso à saúde, sobretudo na Atenção Primária à Saúde (APS), onde a carência de preparo técnico e sensibilidade ética dos profissionais reforça desigualdades. O estudo objetiva analisar o conhecimento de profissionais de nível superior da APS sobre o acolhimento a essa população e, a partir disso, desenvolver e validar material educativo. Trata-se de estudo metodológico, de abordagem mista, fundamentado no Modelo Práxico para Desenvolvimento de Tecnologias (MPDT), a ser realizado no município de Milagres-CE. A coleta de dados, com médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas, ocorrerá entre novembro de 2025 e fevereiro de 2026. A etapa qualitativa será conduzida por grupo focal e entrevistas individuais, guiados por roteiros baseados na Política Nacional de Promoção da Equidade em Saúde. Os dados serão analisados no software IRaMuTeQ, identificando percepções, desafios e necessidades formativas, compondo o arcabouço teórico para construção do material. Na etapa quantitativa, será realizada validação de conteúdo com especialistas e público-alvo, adotando-se o Índice de Validade de Conteúdo (I-CVI ≥ 0,80). O produto técnico-tecnológico será uma cartilha com orientações práticas, linguagem inclusiva, direitos em saúde e fluxos de atendimento adequados à realidade local. Espera-se que os resultados qualifiquem as práticas da APS, fortalecendo o direito à saúde como prática inclusiva e antidiscriminatória, e promovendo justiça social no SUS.