GESTÃO SOCIAL E COPRODUÇÃO DE SABERES: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EXPERIÊNCIA FORMATIVA DA ESPECIALIZAÇÃO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA, INOVAÇÃO E GESTÃO SOCIAL - EESIGS
Gestão Social; Economia Solidária; Inovação; Coprodução do conhecimento; Pesquisa-ação.
A literatura sobre práticas formativas críticas no campo da Administração ainda carece de estudos que articulem, de forma sistemática, os saberes acadêmicos e empíricos na construção do conhecimento, especialmente quando orientados por epistemologias participativas e contextos de inovação social. Diante dessa lacuna, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar como ocorre a articulação entre saberes acadêmicos e empíricos na construção do conhecimento no curso de Especialização em Economia Solidária, Inovação e Gestão Social (EESIGS/UFCA), sob a perspectiva da coprodução do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de inspiração crítica, orientada pela abordagem da pesquisa-ação. Os dados serão produzidos por meio de entrevistas, análise documental, questionários e observação participante, sendo analisados com base na técnica de análise de conteúdo. Os resultados esperados envolvem a identificação de estratégias pedagógicas inovadoras, a compreensão das experiências de mediação entre saberes e a valorização das percepções dos sujeitos envolvidos na formação. A contribuição central da pesquisa reside na sistematização de uma experiência formativa ancorada em princípios de gestão social, justiça cognitiva e transformação emancipatória, oferecendo subsídios teóricos e práticos para a renovação dos modelos de formação em Administração e para o fortalecimento de práticas educativas mais democráticas e enraizadas nos territórios.