ESPIRITUALIDADE NAS ORGANIZAÇÕES EM CONTEXTOS DE DIVERSIDADE: Vivências e práticas em médias e pequenas empresas no Triângulo Crajubar.
Espiritualidade nas organizações; Diversidade Religiosa; Diversidade Espiritual; Pequenas e Médias Empresas; Cariri Cearense
A espiritualidade nas organizações tem se consolidado como um campo emergente de investigação no âmbito da Administração, especialmente diante da necessidade de compreender como valores, sentidos e práticas espirituais se articulam em contextos de trabalho diversos. Não obstante os avanços teóricos e metodológicos na temática, persistem lacunas quanto à análise da diversidade espiritual e religiosa no ambiente laboral, especialmente em contextos não ocidentais. Nesse cenário, esta pesquisa tem como objetivo compreender como a espiritualidade organizacional se manifesta e é gerida em médias e pequenas empresas situadas no Triângulo Crajubar, na Região Metropolitana do Cariri cearense, lócus marcado por pluralidade cultural e religiosa. Para esse propósito, o estudo será conduzido em quatro etapas: (a) realizar mapeamento sobre espiritualidade organizacional, com atenção às abordagens que tratam da diversidade espiritual e religiosa; (b) seleção de empresas que expressem em seus documentos institucionais dimensões éticas, subjetivas e relacionais; (c) compreender os aspectos relacionados à espiritualidade nas organizações alvos do estudo; e (d) triangulação dos dados coletados por meio de entrevistas, documentos e observação. A investigação adot abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, fundamentada em um estudo de caso sobre o fenômeno da espiritualidade organizacional. Espera-se que os resultados ampliem a compreensão sobre as relações entre espiritualidade e diversidade nas organizações, contribuindo para o fortalecimento de práticas inclusivas e de bem-estar no trabalho, além de oferecer subsídios teóricos e práticos para o campo da Administração.