O ENSINO DE LÓGICA ENQUANTO FERRAMENTA PARA O PENSAMENTO CRÍTICO
Lógica informal. Pensamento crítico. Filosofia da linguagem. Educação emancipatória. Ensino de Filosofia.
Esta dissertação investiga a lógica enquanto ferramenta para o desenvolvimento do pensamento crítico na educação básica, com foco na sua dimensão discursiva, pragmática e situada. Parte-se da crítica às abordagens formalistas que tendem a reduzir a lógica à manipulação de símbolos abstratos, desconsiderando os contextos comunicacionais e sociais onde os argumentos são produzidos, avaliados e validados. O aporte teórico articula fundamentos da lógica informal (Walton, Toulmin, Perelman), da filosofia da linguagem (Austin, Searle, Haack, Millikan) e das epistemologias críticas e de fronteira (Freire, hooks, Anzaldúa, Boaventura de Sousa Santos), visando construir uma concepção de lógica que reconheça sua condição de prática social, linguística e política. Entendendo que pensar criticamente não é um gesto apenas cognitivo, mas um movimento político e existencial, apresento como produto deste percurso o manual “Lógica para desobedecer com razão”, destinado à formação de estudantes do ensino médio como leitores e autores críticos, capazes de enfrentar falácias, manipulações e opressões que operam tanto nos discursos quanto nas estruturas sociais. A lógica, neste caminho, se reposiciona não como técnica de submissão às regras, mas como potência para desobedecer com consciência, rigor e razão. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada, fundamentada na análise teórico-conceitual e na produção de recursos metodológicos voltados ao ensino de filosofia e lógica na educação básica.