Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO MARTINS BARBOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCO MARTINS BARBOSA
DATA : 10/09/2025
HORA: 10:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DE FILOSOFIA ATRAVÉS DA LEITURA E INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA NAS AULAS DO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA


PALAVRAS-CHAVES:

filosofia; pedagogia; educação, infância


PÁGINAS: 60
RESUMO:

A presente dissertação propõe uma pesquisa-ação com o intuito de promover a investigação filosófica a partir do incentivo de livros paradidáticos. A pesquisa será aplicada em uma escola de ensino fundamental. Para tanto, o presente trabalho pretende repensar formas de trabalhar a filosofia considerando as demais etapas da educação básica. A pesquisa surge da seguinte pergunta: qual a contribuição do ensino de filosofia para a leitura e investigação filosófica, considerando alunos do quinto ano do ensino fundamental? A hipótese levantada busca argumentar em uma dupla direção: 1) a partir das pesquisas de Lipman podemos afirmar que a investigação filosófica traz profundo efeitos na formação de um pensamento crítico e inventivo nas crianças, sendo a leitura de textos diversos uma das formas de experiência mais interessantes para o trabalho da filosofia nessa idade. 2) A partir das considerações de Paulo Freire, insistir no caráter fundamental do letramento crítico como forma de concretização de uma educação emancipatória. Tendo tal hipótese em vista, utilizamos um projeto já desenvolvido antes — a Carroteca que visava incentivar a leitura para crianças no ensino fundamental — e a partir dele desenvolver a leitura crítica com pesquisas filosóficas sobre os textos lidos. O trabalho se divide em quatro capítulos, excetuando a introdução e conclusão. O segundo capítulo apresenta, a partir de Lipman, a importância para a filosofia na infância, a ideia de espanto e sentido, além do conceito de comunidade investigativa. O terceiro capítulo propõe uma leitura de textos de Paulo Freire, como “A importância do ato de ler” e “Educação como prática de liberdade” para desenvolver a ideia de uma contribuição do ensino de filosofia no incentivo à leitura para a aprendizagem cidadania e emancipação. No capítulo quatro apresento o projeto Carroteca como método de ensino de filosofia através da leitura de textos literários. Nesse capítulo, tanto resumo um pouco de como foi o projeto, quanto apresento os seus resultados.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - CAMILA DO ESPIRITO SANTO PRADO DE OLIVEIRA
Presidente - FERNANDO SEPE GIMBO
Externo à Instituição - FLÁVIO LUIZ DE CASTRO FREITAS - UFMA
Notícia cadastrada em: 02/09/2025 11:11
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