DE DENTRO DA SALA DE AULA: REPENSANDO O ENSINO DE FILOSOFIA, ENTRE A TEORIA FREIRIANA E A PRÁTICA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS
Ensino de Filosofia; Pedagogia Freiriana; Aprendizagem Baseada em Problemas
Esta dissertação tem como objetivo central repensar o ensino de Filosofia a partir da realidade concreta da sala de aula, considerando as ausências, permanências e as cristalizações do senso comum que ainda permeiam sua presença no currículo brasileiro. Para tanto, realiza-se inicialmente um resgate histórico, ancorado na compreensão de Paulo Freire sobre a herança autoritária de uma sociedade colonial, classificada por ele como uma “sociedade fechada”. O aporte teórico freiriano — especialmente a partir das obras Educação e Mudança e Pedagogia do Oprimido — sustenta a defesa de um ensino de Filosofia emancipador, dialógico e conectado com as vivências dos estudantes. A pesquisa também se fundamenta nos estudos de Silvio Gallo, em especial na noção de “educação menor”, como alternativa crítica à lógica dominante da racionalidade técnica e neoliberal do ensino. Em uma segunda etapa, o trabalho apresenta uma experiência empírica realizada com as turmas A e B do segundo ano do ensino médio do CETI Francisca Pereira de Sousa Morais, escola localizada no município de Fronteiras-PI. Nessas turmas, foi aplicada uma intervenção pedagógica por meio da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). A análise das vivências dos estudantes, coletadas ao longo do processo, subsidiará a produção de uma cartilha contendo uma sequência didática de atividades ativas, que será elaborada com o intuito de colaborar com o trabalho de outros docentes de Filosofia, comprometidos com uma prática pedagógica crítica, significativa e transformadora.