A EDUCAÇÃO NA FILOSOFIA DE KANT: a presença de Kant no currículo educacional brasileiro
Filosofia. Educação. Disciplina. Moralidade
Nosso problema central é pensar como a educação filosófica de Immanuel Kant se apresenta no currículo educacional brasileiro. Para tanto, em primeiro lugar, procuramos enfatizar, por meio da filosofia de Immanuel Kant, a materialização do processo de ensino-aprendizagem da disciplina de filosofia na escola de Ensino Médio José Matias Sampaio (Ensino regular). Em segundo lugar, abordamos três pontos: (1) refere-se à educação expressa na filosofia de Immanuel Kant; (2) diz respeito às noções de disciplina e de moralidade e (3) versa sobre a disciplina de Filosofia no ensino médio. Esses três pontos tornar-se-ão os três capítulos que compõem o texto. No capítulo I, o foco é entender a educação expressada na filosofia de Kant. Antes, porém, abordaremos dois pontos pertinentes a sua filosofia, que nos permitirá visualizar melhor sua educação. São eles: as razões para estudá-lo e a sua contextualização. Neste ponto, a educação foi aproximada do conceito de cuidado. Mais exatamente o cuidado com a infância, com a formação (que consiste em disciplina, parte negativa da educação, e instrução, parte positiva da educação) e com a moralidade. No capítulo II, nosso propósito, foi de pensar novamente a disciplina e a moralidade expressa no pensamento de Immanuel Kant. Para tanto, nos dedicamos a três pontos em torno das definições, desafios e o lapso da disciplina e da moralidade na filosofia Kantiana. No capítulo III, pensamos alguns pontos acerca da disciplina de filosofia: a legislação do ensino de Filosofia, as dificuldades para lecionar a disciplina de filosofia, os métodos utilizados pelos professores na escola José Matias Sampaio e os conceitos kantianos aplicados pelos professores nos livros didáticos. O resultado desta pesquisa visa, enquanto produto-final, é a criação de uma cartilha relacionada à educação na filosofia de Immanuel Kant.