O ENSINO DE FILOSOFIA COMO INSTRUMENTO DE REFLEXÃO SOBRE A SOCIEDADE DE DESEMPENHO E A BNCC
Sociedade de Desempenho. Ensino de Filosofia. Criatividade. Acervo.
O presente projeto de pesquisa objetiva desenvolver a reflexão de como o ensino de filosofia pode servir de instrumento reflexivo sobre o fenômeno da sociedade de desempenho. A noção de sociedade de desempenho se refere a Byung Chul Han. Para isso, este projeto parte de experiências profissionais do pesquisador, que entende que o ensino de filosofia não deve ser apenas uma reprodução de conceitos filosóficos, mas de criação. No entanto, o projeto entende que a criação de conceitos filosóficos não é o mesmo que mera opinião. Se por um lado, o projeto busca distinguir ensino de filosofia da opinião, por outro, aqui se compreende uma proximidade entre sobre sociedade do desempenho e as normas estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A BNCC traz como proposta ao ensino médio a ênfase no trabalho de competências e habilidades, colocando a educação teórica ou disciplinar como um complemento de realização de tarefas práticas. O ensino de filosofia parece diluído diante de tanta demanda, por ter apenas 1h/aula. Os alunos são atingidos por uma carga horária maçante de tarefas, as quais se hiperboliza no sentimento de que eles são os protagonistas do próprio processo educativo. Porém, esse sentimento de protagonismo ludibria sua condição de cansaço. Com isso, aponta-se os problemas: como a filosofia, mesmo sob os parâmetros da BNCC pode ter papel significativo ao aluno exausto? Em que medida é possível associar os conceitos de sociedade do desempenho ao modelo da BNCC? E, por fim, em que medida o ensino de filosofia pode ser uma alternativa para lidar com a sociedade de desempenho? Este projeto tem a pretensão de parar o tempo das tarefas reprodutivas e possibilitar a construção de conceitos a partir de aulas contemplativas e criativas. Isto significa uma proposta de ensino que trabalha conceitos filosóficos a partir de acervo cultural/artístico e a partir do convite aos alunos expressarem suas ideias, de acordo com o seu nível.