PROCESSO AVALIATIVO NO ENSINO MÉDIO: O USO DO JOGO ARCHÉ E A FILOSOFIA PRÉ-SOCRÁTICA
Jogos, Filosofia, Ensino, Avaliação
Esse trabalho foi desenvolvido em um processo de pesquisa bibliográfica da filosofia dos jogos e de uma pesquisa-ação na Escola Estadual de Ensino Profissional Governador Virgílio Távora em Crato - CE. O objetivo dessa pesquisa é analisar como o jogo pode ser utilizado em um processo de avaliação escolar em filosofia, utilizando como elemento de referência para o mencionado trabalho o jogo Arché, desenvolvido pelo autor da pesquisa e utilizado para estudar o conceito homônimo. Para tanto o jogo foi utilizado em uma sequência didática em que culmina em uma avaliação na disciplina de filosofia em salas do primeiro ano do ensino médio da referida escola. A revisão bibliográfica a respeito da filosofia dos jogos busca reconhecer a presença do jogo na história da filosofia, evidenciar características básicas do que é um jogo, ressaltar a importância de regras bem definidas no jogo, compreender a importância dos jogos competitivos para o desenvolvimento do discente e demonstrar a presença dos jogos na cultura e fora dela. Quanto ao momento da aplicação da avaliação com o jogo em questão, este trabalho busca promover a prática de autonomia do estudante, tanto no processo interpretativo das regras como no protagonismo ao explicar o jogo aos colegas e também propor formas alternativas de se pensar a avaliação escolar.