A CABEÇA PENSA ONDE OS PÉS PISAM” - O TERRITÓRIO CARIRIENSE COMO POSSIBILIDADE DE “ENSIGNO” DE FILOSOFIA NO NÍVEL MÉDIO
Cariri, Ensino de Filosofia, Geofilosofia, Território.
Esta dissertação tem como objetivo pensar em que medida o território do Cariri cearense pode ser concebido enquanto possibilidade para o ensino da filosofia no nível médio. Diante disso partimos dos problemas relacionados aos desafios que é estabelecer uma metodologia de ensino que possibilite ao estudantes múltiplas relações com o saber filosófico. Para pensarmos essa metodologia estabelecemos dois critérios: o primeiro é que ela seja autêntica à filosofia e a segunda é que, também, na filosofia ela encontre justificativa. Para tanto, este trabalho utilizou-se de um método empírico fundamentado nas experiências com o ensino da filosofia no Cariri, bem como, em revisões bibliográficas a partir do pensamento dos filósofos franceses Gilles Deleuze e Félix Guattari, da obra “Caminhar, uma filosofia” de Frédéric Gros, bem como do pensamento sobre o ensino da filosofia do filósofo brasileiro Silvio Gallo. No decorrer da discussão ficou estabelecido que a filosofia é criação de conceitos, portanto, o que torna autêntico um ensino de filosofia é ensinar a criar conceitos. Estas criações surgem a partir de determinados problemas que são forçados a nós por meio dos “signos”. Todavia, não se pode prever, com precisão, quais signos incitam determinados conceitos. Cabe, portanto, ao professor de filosofia, não necessariamente criar filósofos, mas possibilitar aos seus alunos o acesso a esses signos, estabelecendo, portanto, um “ensigno” de filosofia. A partir da obra de Frédéric Gros, o território foi proposto como um dos elementos que impulsionam a criação conceitual. Dessa forma, este trabalho considera o território como um elemento-signo para o “ensigno” da filosofia . O Cariri é um território localizado no sul do estado do Ceará, a partir de suas singularidades, ele pode ser pensado como um lugar que instiga conceitos, por conseguinte, um lugar com possibilidades para ensginar filosofia. A partir das intervenções realizadas, a pesquisa conclui, portanto, que uma metodologia geofilosófica aplicada ao território do Cariri é, portanto, uma forma autêntica e justificada de ensinar filosofia no nível médio caririense.