EXPLORANDO CADERNOS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA BÁSICA COM JULIA
Matemática básica. Jupyter Notebook. Julia.
Este trabalho tem como objetivo consolidar objetos de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular alinhando-os às competências, habilidades e descritores da matriz de referência do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará, com foco nas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. Como estratégia metodológica, será adotada a resolução de problemas em conjunto com o uso de recursos computacionais. Para isso, serão utilizados cadernos digitais desenvolvidos no ambiente Jupyter Notebook, programados com a linguagem Julia. A proposta contempla o desenvolvimento de sequências didáticas que auxiliam no aprendizado de conteúdos matemáticos fundamentais, explorando conceitos como álgebra, números e geometria. A integração entre linguagens de programação e fundamentos matemáticos possibilita a criação de ambientes interativos e exploratórios, nos quais os alunos podem testar conjecturas, visualizar conceitos abstratos e desenvolver o pensamento lógico-matemático de forma autônoma e efetiva.