USO DE EXCEL E VBA NA PRODUÇÃO DE FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE FUNÇÕES
Matemática. Tecnologias de ensino. Ensino de funções. Excel com VBA.
A seguinte dissertação mostra o desenvolvimento e aplicação de ferramentas interativas criadas no Excel, para serem utilizadas no âmbito da educação, nas quais, é sugerido metodologias de aprendizagem matemática, principalmente em funções do primeiro e do segundo grau. A pesquisa se baseia na produção de planilhas dinâmicas e as possibilidades de utilização em sala de aula. Essas planilhas geram gráficos automaticamente à medida que se manipula os coecientes das funções afim e quadrática, além disso, calcula instantaneamente os valores das raízes da função e as coordenadas do vértice (no caso da função quadrática). Com isso, usando algo mais tecnológico e criativo, busca-se melhorar a compreensão dos conceitos ensinados. O trabalho também detalha o uso de códigos em VBA (Visual Basic for Applications), conguração de células e um passo a passo detalhado para a construção das planilhas dinâmicas. Aprofundando mais um pouco, a dissertação também apresenta o potencial do VBA para outras áreas de aplicação, além da educação. É exposto também alguns exemplos de como utilizar essas ferramentas de forma prática em sala de aula, facilitando o manuseio e aplicação em aulas por parte de professores e alunos. E por último, o trabalho reforça a importância de unir a matemática e a tecnologia, visando uma busca por um ensino mais atrelado a computação e mudanças tecnológicas na educação.