UM JOGO INTERATIVO COMO RECURSO EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE CONJUNTOS
Educação Matemática. Teoria dos Conjuntos. Georg Cantor. jogos didáticos. BNCC. ludicidade.
O ensino de Matemática na Educação Básica exige metodologias que promovam a compreensão signicativa dos conteúdos e favoreçam o desenvolvimento do raciocínio lógico, da autonomia e da participação ativa dos estudantes. Nessa perspectiva, esta dissertação aborda o ensino do conteúdo de conjuntos na 1a série do Ensino Médio, com base nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), articulando fundamentos teóricos e propostas didáticas. O trabalho tem início com uma contextualização histórica da Teoria dos Conjuntos, destacando a contribuição essencial de Georg Cantor, considerado o criador dessa teoria, cujos conceitos — como pertinência, subconjuntos, conjunto universo, interseção, união e conjuntos infinitos — foram fundamentais para a estruturação da Matemática contemporânea. Em seguida, são apresentados os conteúdos especícos abordados no Ensino Médio, com foco nos conhecimentos e habilidades previstos para essa etapa escolar. O trabalho também explora o papel dos jogos no ensino da Matemática, à luz de estudos que defendem o uso de práticas lúdicas como estratégias para tornar o processo de aprendizagem mais envolvente e eficaz. Nesse contexto, propõe-se um jogo de tabuleiro e cartas desenvolvido como recurso didático para reforçar o estudo dos conjuntos. O jogo é descrito em detalhes, com suas regras, objetivos pedagógicos e orientações para aplicação em sala de aula. Além disso, é apresentado um recurso avaliativo complementar, que visa apoiar a análise da aprendizagem dos estudantes a partir da utilização do jogo. A proposta destaca-se como uma alternativa inovadora e alinhada às orientações curriculares, rearmando o potencial dos jogos como instrumentos eficazes no ensino da Matemática.