POLÍTICAS PÚBLICAS PARA ACESSIBILIDADE APLICADAS À BIBLIOTECA DO IFCE-CAMPUS CRATO: ELABORAÇÃO DE UM PROTOCOLO DE ACESSIBILIDADE
Políticas Públicas; Acessibilidade; Biblioteca Universitária; Instituto Federal; Inclusão.
Este projeto de qualificação procura investigar a aplicação de políticas públicas de acessibilidade na Biblioteca do IFCE-Campus Crato, visando à elaboração de um protocolo de acessibilidade. Partindo do pressuposto de que a educação inclusiva é um direito universal e um compromisso ético, o estudo destaca o papel fundamental das bibliotecas universitárias na promoção do acesso equitativo ao conhecimento para estudantes com deficiência, um grupo ainda sub-representado no ensino superior. A pergunta-problema questiona em que medida as políticas públicas de acessibilidade repercutem na inclusão e equidade para o público de pessoas com deficiência (PCD), no contexto específico da biblioteca em questão, apresenta lacunas estruturais, tecnológicas e de formação de equipe para atendimento ao público da comunidade acadêmica com necessidades especiais. A metodologia adota uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como exploratória, bibliográfica e documental. Serão utilizadas fichas de análise para avaliar sistematicamente a acessibilidade física da biblioteca e documentos oficiais de políticas públicas. Os objetivos incluem relacionar políticas de inclusão a normas e diretrizes de acessibilidade, analisar os indicadores de acessibilidade e, como produto, propõe-se o desenvolvimento de um protocolo de acessibilidade que melhore a experiência dos usuários PCD.