A biblioteca é um local informacional, a partir do acesso à informação que é ofertada pela biblioteca escolar, o usuário pode adquirir conhecimento, logo incluso no âmbito escolar. Entretanto, se faz necessário que a informação seja acessível para todos, possibilitando que os discentes tenham autonomia em utilizarem seus serviços informacionais. Porém, é necessário fazer uma pesquisa no que diz respeito a serviços disponibilizados em bibliotecas escolares. Neste sentido, este estudo busca apresentar percepções teórica-conceituais de serviços informacionais e de referências, como também características das bibliotecas escolares no âmbito organizacional. A problemática a ser respondida nessa pesquisa, apresenta a seguinte indagação: Como a biblioteca escolar alfa da rede pública estadual da cidade de Crato-Ceará incentiva a leitura de livros? A pesquisa tem como objetivo geral: Investigar a atuação de uma biblioteca escolar por meio da prática de leituras, visando a construção de uma cartilha de incentivo à leitura. E como objetivos específicos: debater sobre aspectos teórico-práticos da leitura no contexto da biblioteca escolar; discutir sobre a mediação da informação e propor uma cartilha como produto para incentivo à leitura em bibliotecas escolares. A metodologia se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica, vinculado à acepção do método indutivo, com abordagem de cunho qualitativo, tendo como técnica de pesquisa para a coleta de dados uma Ferramenta de Análise, que foi desenvolvida pelo professor pesquisador da UFBA, Marcos Palácios, no formato de fichas, quanto aos fins desta pesquisa, é do tipo descritiva. Vale ressaltar que as bibliotecas devem promover ações que eliminem as barreiras que impedem o acesso à informação e ao conhecimento. Para isso é necessário que as bibliotecas façam um planejamento para adequar seus serviços para atender os diversos usuários frequentadores da unidade, tornando assim um ambiente informacional condizente a todos e, consequentemente, satisfazendo a necessidade dos mesmos. Pensando nisso, foi elaborado nesta pesquisa uma cartilha de Instruções, no qual foram selecionados os principais serviços de informação: Empréstimo Domiciliar, Consulta ao Acervo, Visita Orientada, Serviço de Referência e Informação Utilitária. Ademais esses serviços podem ser implementados de forma acessível nas bibliotecas escolares, tendo como principal objetivo a inclusão informacional para os estudantes.