MEDIAÇÃO DA LEITURA NO CONTEXTO ESCOLAR: PROPOSTA DE UM GUIA COMO DOCUMENTO INFORMACIONAL DE APOIO À REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO CRATO-CE
Leitura; Mediação da Leitura; Memória; Escolas de Tempo Integral do Município do Crato/CE
A presente pesquisa trata da mediação da leitura no contexto escolar enquanto ferramenta interativa de incentivo à leitura que favorece o desenvolvimento de competências e habilidades crítico-reflexivas para atuação dos alunos em sociedade. Nesse sentido, a problemática do estudo levanta como questão central a seguinte indagação: quais práticas de mediação da leitura são desenvolvidas nas Escolas de Tempo Integral do Município do Crato visando à formação social do aluno e o incentivo à prática leitora? Logo, o objetivo geral consiste em: identificar as práticas de mediação da leitura desenvolvidas nas Escolas de Tempo Integral do Município do Crato, Ceará, visando à proposição de estratégias para a formação social do sujeito e o incentivo à prática leitora. Já os objetivos específicos são: apresentar a prática leitora a partir de uma perspectiva interativa; discutir a relevância da mediação da leitura no contexto escolar; elaborar um guia de mediação da leitura como documento informacional de apoio para as Escolas de Tempo Integral do Município do Crato. A abordagem metodológica partiu de uma revisão bibliográfica sobre o tema, seguida da observação de campo como mecanismo de coleta de dados, que permite analisar o contexto das práticas de mediação da leitura. Para tanto, o diário de campo foi tomado como instrumento para registro da coleta de dados.