GESTÃO DA INFORMAÇÃO NA COORDENAÇÃO DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI: UM GUIA ACADÊMICO PARA OS DISCENTES
calouros; gestão da informação; fluxo informacional; processo decisório; Biblioteconomia; Universidade Federal do Cariri.
Propõe um guia informacional para discentes iniciantes do Curso de Biblioteconomia, Universidade Federal do Cariri, em Juazeiro do Norte, Ceará. Para tanto, realiza pesquisa exploratório-descritiva, na forma de estudo de caso, na coordenação do curso, por meio de pesquisa documental em normativos institucionais da universidade, de observação participante e pesquisa de campo, a qual, para coleta de dados, aplica questionário com um grupo de discentes ingressantes do Curso de Biblioteconomia. Como resultados, descreve a gestão informacional da Universidade Federal do Cariri; b) caracteriza o fluxo de informação acadêmica na coordenação do Curso de Biblioteconomia da UFCA; e c) identifica as necessidades e demandas de informação dos estudantes ingressantes. Conforme o cenário informacional pesquisado, observa a necessidade de aprimoramento dos canais de informação da universidade, por meio da incorporação de novidades e a experimentação de novos conhecimentos, capacitando os indivíduos com as ferramentas essenciais para o acesso às informações demandadas pelos tramites burocrático-acadêmicos – os quais são devidamente identificados. Por fim, estrutura guia acadêmico que auxilie o discente do Curso de Biblioteconomia no gerenciamento das informações pertinentes ao seu cotidiano universitário e que sirva de suporte ao processo de tomada de decisão.