PUNGADA DE COREIRA: PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E MEMÓRIA DAS MESTRAS DO TAMBOR DE CRIOULA DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO
Mestras do Tambor de Crioula/MA. Patrimônio Imaterial. Memória - Mulheres Negras. Protagonismo negro.
A pesquisa que segue tem como pano de fundo o Tambor de Crioula de São Luís do Maranhão, manifestação cultural de resistência negra onde mulheres e homens em roda desfiam um ritual, nesse, mulheres dançam e homens tocam tambor sob uma magia ancestral que tornou-se Patrimônio Imaterial no ano de 2007. A investigação teve por objetivo compreender como as Mestras do Tambor de Crioula produzem conhecimento e percebem as dimensões de poder, memória e patrimônio imaterial, a partir de seus lugares e corpos políticos. Especificamente pretendeu-se: identificar as mestras do Tambor de Crioula, enquanto pessoas que produzem conhecimento, uma vez que seus lugares e corpos políticos às situam no mundo; discutir como as mestras do Tambor de Crioula vivenciam em suas práticas as dimensões de poder, memória e patrimônio imaterial; e, por fim construir um Catálogo fotográfico, que promova a visibilidade dos lugares de memória das mestras do Tambor de Crioula e sua produção de conhecimento. O girar das saias do estudo se desenvolve numa abordagem qualitativa, descritiva e interpretativa, uma vez que trabalha com significados, valores, memória e saberes. A fundamentação teórico-metodológica teve por base o feminismo negro suas epistemologias e protagonismos, buscou-se com a interseccionalidade, trazida para o centro desta pesquisa, enquanto metodologia, entender os atravessamentos das avenidas de identidade presente nas categorias de análise propostas. O diferencial contido nessa metodologia a fim de analisar os dados foi o desenvolvimento de um Protocolo de análise intitulado – Pungada de Coreira que se utiliza da analogia dos giros das saias das mulheres para inteseccionar-se com as categorias de análise dessa pesquisa e como aporte lançou-se mão das narrativas orais que nos possibilitou entrar no universo das experiências das Mestras, o instrumento de coleta de dados utilizado foram as entrevistas semiestruturadas a fim de proporcionar liberdade e espontaneidade necessária para a investigação e conseguir intersecionar com as categorias propostas. Os resultados encontrados nos proporcionaram entender a geopolítica do conhecimento, assim permitido identificar hierarquias do saber e poder, além de posicionar as Mestras do Tambor de Crioula nessa rede que interliga territórios, produção de conhecimento, gênero, raça, classe, marcadores que cotidianamente atravessa as mulheres Mestras do Tambor de Crioula de São Luís do Maranhão. As considerações nos indicam e ressaltam a importância das Mestras do Tambor de Crioula para a construção e pertencimento de uma identidade negra maranhense e a necessidade de pensar políticas públicas destinas especificamente para as Mestras e seus saberes.