A mediação da leitura enquanto instrumento de empoderamento para bibliotecas públicas: um olhar sobre atuação dos agentes da leitura do Ceará
Agentes de Leitura do Estado do Ceará. Leitura. Mediação da Leitura.
A presente pesquisa trata da mediação da leitura em bibliotecas públicas, especialmente sobre o projeto agentes da leitura do Estado do Ceará e tem por objetivo geral desenvolver uma proposta de intervenção sobre a mediação da leitura como elemento de empoderamento para os espaços públicos e dentre eles destacam-se as bibliotecas do município de Assaré/CE, visando a formação de leitores (as). E, como objetivos específicos: analisar o papel dos mediadores de leitura como agentes executivos de políticas públicas de acesso à leitura em regiões remotas, examinando como eles podem contribuir para a criação de leitores em áreas afastadas dos centros urbanos; enfatizar a importância das bibliotecas públicas como ferramentas essenciais para promover a implementação bem sucedida de programas desse tipo; e apresentamos um recurso informativo contendo diretrizes para os gestores de bibliotecas públicas, promovendo o desenvolvimento e apoiando iniciativas que se concentrem na formação de leitores, tanto no que diz respeito aos fóruns do ambiente físico da biblioteca. As observações apresentadas delimitam os caminhos que o processo da mediação e sua corroboração na construção do indivíduo e que por meio da pesquisa de campo podemos traçar pressupostos de uma pesquisa-ação. Os sujeitos da pesquisa foram partes da comunidade assareense dissociadas do centro da cidade na qual o acesso à fruição leitora na maioria não apresentam condições, seja pela sua estrutura social, econômica o exercício da leitura. A análise é observada através da participação dos Agentes de Leitura em visitas realizadas nas localidades do município o que corrobora para geração de dados. Com base nas investigações e intervenções realizadas no âmbito da pesquisa, apresentamos o produto intitulado "Manual - A Mediação como Ferramenta para o Desenvolvimento da Competência Leitora". Esse recurso é resultado das reflexões emergentes da experiência dos Agentes de Leitura. Os resultados demonstram que quando a mediação da leitura se torna parte integrante do discurso nas comunidades, é possível observar um progresso significativo nas habilidades de leitura. Essa evolução vai além da simples decodificação e se transforma em um processo de interpretação que conecta o texto lido à construção do mundo pessoal do leitor.