MEDIAÇÃO E MEMÓRIA NAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS ESTADUAL DO CEARÁ E DOLOR BARREIRA: PROPOSTA DE UM SETOR DE ATUAÇÃO APLICADO À CIDADE DE FORTALEZA
Biblioteca Pública Estadual do Ceará. Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira. Mediação da informação. Mediação – Memória.
Trata do estudo empírico da Biblioteca Pública Estadual do Ceará, situada no bairro Praia de Iracema, e da Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira, localizada no bairro Benfica, ambas na cidade de Fortaleza, no Estado do Ceará, enquanto ambientes de mediação para memória. Sendo a mediação da informação uma ação de interlocução entre o papel da biblioteca pública e o processo de preservação e difusão da memória na capital cearense. A biblioteca pública enquanto instituição detentora da memória de um povo, traz em seu repertório, histórias e memórias, ou seja, o reconhecimento do passado, principalmente nos livros, revistas e jornais da época e encontra no presente, com as novas tecnologias de informação e comunicação novas possibilidades de apresentar nos mais variados suportes existentes e com os recursos da informática, converter elementos físicos e matérias para a realidade virtual. As bibliotecas, ora em estudo, têm realizado no decorrer do tempo, atividades que buscam levar a comunidade local e a sociedade em geral a reflexões sobre a história, o dia a dia e a vida cultural, se utilizando de várias programações, quase sempre culminando com a divulgação do acervo. O problema está alicerçado no seguinte questionamento: Qual o papel das bibliotecas públicas da capital cearense, Biblioteca Pública Estadual do Ceará e Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira para o desenvolvimento da memória dos bairros de Fortaleza? O objetivo geral é: investigar as práticas de mediação das bibliotecas citadas para preservação e difusão da memória dos bairros de Fortaleza, visando a proposta de criação de um serviço cooperativo das duas bibliotecas voltados para preservação da memória dos bairros de Fortaleza. Os objetivos específicos são: a) identificar os serviços que as duas bibliotecas referenciadas têm realizado em termos de mediação; b) caracterizar os serviços que contemplam outros bairros da cidade de Fortaleza realizados pelas bibliotecas destacadas; c) compreender como funciona a mediação da memória cultural nos espaços destas bibliotecas voltado para a preservação da memória dos bairros da capital cearense. Foi realizada pesquisa bibliográfica onde são discutidos temas relacionados à memória, mediação da informação e biblioteca pública, observando-se os aspectos teóricos e conceituais. Considerando as contribuições de autores como Halbwachs (1990), Nora (1993), Almeida Júnior (2009, 2015, 2020, 2021), Silva e Ribeiro (2010), Silva (2015, 2016) e outros. A metodologia configura-se de cunho qualitativo, se caracteriza quanto aos objetivos em descritiva, quanto aos procedimentos técnicos em bibliográfica. Utilizou-se como recursos metodológicos questionário e entrevista semiestruturada com os gestores e os profissionais da informação.