A MEDIAÇÃO IMPLÍCITA NO CONTEXTO DAS BIBLIOTECAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ – IFCE EM FORTALEZA E REGIÃO METROPOLITANA: PROPOSTA DE UM PLANO
Mediação da informação. Mediação implícita. Instituto Federal do Ceará - Sistema de Bibliotecas.
Discute a Mediação Implícita no Contexto das Bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE em Fortaleza e Região Metropolitana: proposta de um plano. Propõe um plano de trabalho para o desenvolvimento de um produto inovador destinado ao Sistema de Biblioteca do IFCE. A proposta do plano detalha cada etapa do processo de criação, com o objetivo de responder à pergunta: qual é o procedimento que devo seguir para que este produto seja criado e implementado com sucesso? O plano é fundamentado nos pressupostos da mediação implícita da informação e visa ser aplicado com sucesso na criação e implementação do produto. A pesquisa tem como objetivo geral investigar as possíveis aplicações da mediação implícita da informação no IFCE, especificamente nas bibliotecas da região metropolitana de Fortaleza. Os objetivos específicos incluem: a) discussão sobre a mediação da informação, com foco na mediação implícita; b) identificação dos elementos que compõem a mediação implícita da informação no SIBI - IFCE; c) compreensão das relações entre os elementos da mediação implícita da informação no SIBI – IFCE; d) proposição de alternativas para o desenvolvimento da mediação implícita no SIBI - IFCE. As bibliotecas dos campi de Caucaia, Fortaleza, Horizonte, Maracanaú, Maranguape e Paracuru são o foco da pesquisa e fazem parte do Sistema de Bibliotecas do IFCE, que é um sistema que integra e supervisiona as atividades de todas as bibliotecas. Realizaremos uma pesquisa de natureza descritiva com revisão bibliográfica, pesquisa documental e qualitativa. Na pesquisa descritiva busca-se descobrir associações entre as variáveis: mediação implícita e representação temática e descritiva da informação. A abordagem qualitativa não requer o uso de técnicas estatísticas, sendo comum a análise indutiva dos dados por parte do pesquisador. A revisão bibliográfica é uma parte importante da pesquisa, pois ajuda o pesquisador a entender o contexto do assunto estudado e a identificar lacunas na literatura existente que podem ser preenchidas com sua pesquisa. Na coleta e análise de dados da pesquisa serão utilizadas duas técnicas: análise documental e observação direta. A análise documental é um método que busca extrair informações objetivas de fontes originais, permitindo a localização, identificação, organização e avaliação das informações contidas nos documentos. Na observação direta, é uma técnica de pesquisa que envolve a observação direta de comportamentos, situações ou eventos sem interferência ou influência do pesquisador. Destacamos a importância de combinar diferentes técnicas de pesquisa para obter uma visão mais completa do fenômeno estudado e aumentar a credibilidade e validade dos resultados da pesquisa. Ressaltamos a importância da mediação da informação, tanto implícita quanto explícita, no contexto das bibliotecas. Enfatizando-se que essas duas formas de mediação não são excludentes, mas complementares. A mediação implícita, embora menos evidente, é considerada tão importante quanto a explícita e requer um foco mais centralizado de estudos. Discutiremos o potencial para expandir a mediação implícita, levando em consideração a participação do usuário no processo de mediação dentro de um planejamento bibliotecário, cujo objetivo é permitir que o usuário do Sistema de Bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE descubra o universo informacional disponível através da leitura, da apropriação da informação, construindo conhecimento, permitindo-lhes agir e fazer escolhas.