As dimensões da mediação da informação aplicadas nos currículos do curso de Música no ceará: proposta de um programa de atuação integrado
Mediação da Informação – Dimensões. Currículos de Música. Cursos de Música – UFC – UFC – (Campus Sobral) – UFCA - UECE
A presente qualificação intitulada – “As dimensões da Mediação da Informação aplicadas nos currículos dos cursos de Música do Ceará: proposta de um programa de atuação integrado” – trata-se das relações entre as dimensões da Mediação da Informação e os currículos dos cursos de Música do estado do Ceará que se fazem objeto de estudo da presente pesquisa. O ponto de partida do presente estudo é: como aplicar as dimensões da Mediação da Informação no contexto do ensino de Música no estado do Ceará, visando a construção de um produto de atuação integrado? O objetivo geral é: Investigar os cursos de Música do Ceará pertencentes à UFC – Fortaleza, UFC – Campus de Sobral, UFCA, e UECE, na perspectiva curricular, considerando as contribuições da Mediação da Informação em suas dimensões: dialógica, estética, formativa, ética e política, visando propor um programa de atuação acadêmica integrado. Já os objetivos específicos são: a) discutir sobre os currículos dos cursos de Música do Ceará. b) Estabelecer possíveis relações entre os currículos dos cursos de Música e as dimensões da Mediação da Informação e c) Compreender as aplicabilidades das dimensões da Mediação da Informação nos currículos dos cursos de Música do estado do Ceará. A metodologia, é composta da seguinte formação: de caráter qualitativo, descritivo, de referência bibliográfica e documental. E para podermos estrutura as análises de dados, constituiremos uma realidade documental, sustentada por meio de uma abordagem tendo os currículos lattes dos Docentes do objeto de estudo dessa pesquisa. Classificando a análise de conteúdos estruturadas em dois tipos de categorias, sendo elas de categorias em dois planos: o plano temático por meio das categorias da Mediação da Informação e suas dimensões; dialógica, estética, formativa, ética e política, segunda: propor mediante os planos institucionais que são as categorias no qual os cursos de Música estão envolvidos: ensino, pesquisa, extensão, evento e produção intelectual. Temos como resultados parciais, a certeza que os cursos de Música do estado de Ceará, apresentam em seus PPCs, potencialidade de diálogos das as dimensões da Mediação da Informação, que em nosso pensamento podem ser aprofundados. A partir de um programa de atuação e formação integrado na realidade formativa do objeto de estudo de nossa pesquisa, que será promovido junto aos cursos, construir, oferecido com a intencionalidade de ser aplicado na busca da integralização desses cursos de licenciatura em Música