PRÁTICAS INCLUSIVAS E ACESSÍVEIS DESENVOLVIDAS EM BIBLIOTECAS ESCOLARES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE MAURITI – CE
Acessibilidade. Inclusão. Bibliotecas Escolares.
A escola desempenha um papel crucial no processo preparatório do ser humano, conduzindo o indivíduo a sua autonomia e convivência em sociedade. Tendo também, as bibliotecas escolares, como auxiliares neste processo, oferecendo recursos pedagógicos para construção educacional de seu aprendizado, dentro de um espaço acessível a todos os alunos com ou sem deficiência. As bibliotecas das escolas públicas estaduais do município de Mauriti são acessíveis? A pesquisa objetiva verificar as práticas de acessibilidade nas bibliotecas das escolas estaduais do município de Mauriti, Ceará. Sabe-se que o desenvolvimento da inclusão no ambiente escolar é uma política pública, que deve ser estimulada, garantindo a manutenção de sua continuidade e avanço. Contudo, deve-se averiguar o andamento do desenvolvimento e uso dos meios de inclusão e acessibilidade nas bibliotecas das escolas públicas da rede estadual de ensino do município de Mauriti, em conformidade com o estatuto da pessoa com deficiência e a NBR 9050/2020. Avaliar a prática dos padrões de acessibilidade da biblioteca, diagnosticando o serviço da atual gestão, quanto à capacidade no atendimento e a utilização de planos estratégicos e pedagógicos e elaborar uma cartilha de apoio à gestão das bibliotecas, sobre os serviços informacionais acessíveis para bibliotecas. Considerando os indicadores de acessibilidade sobre os aspectos arquitetônicos relativos à biblioteca escolar, tem-se como básico e primordial: entrada, espaços internos, pisos, corredores. Já os indicadores de acessibilidade, quanto aos aspectos instrumentais tem-se como basilar e com maior valor de importância: os balcões, mesas para uso no trabalho, leitura e/ou estudo e a altura das estantes. Considera-se obtenção de resultados para posterior construção de recomendações a fim de melhorar o espaço em estudo.