COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO EM BIBLIOTECAS ESCOLARES: proposta de inclusão de disciplinas para curricularização
Competência em informação; Desenvolvimento da Competência em Informação; Currículo de Biblioteconomia. Biblioteca Escolar – Crato; Biblioteca Escolar – Juazeiro do Norte.
Este estudo busca analisar a contribuição do bibliotecário escolar no desenvolvimento da competência em informação dos usuários da rede privada de ensino dos municípios de Crato e Juazeiro do Norte, no Estado do Ceará, através de uma análise sobre o panorama atual do Brasil e do Cariri, tendo como objetivo geral apresentar uma proposta de implementação de disciplinas para o currículo de biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA), com disciplinas sobre Competência em informação com ênfase nas seguintes áreas: práticas de leitura na biblioteca escolar, aprendizagem, pensamento crítico e formação de leitores; letramento informacional e práticas de corroboram para o desenvolvimento de habilidades informacionais; uso de tecnologias da informação e comunicação na competência em informação; educação em bibliotecas e por fim as competências exigidas do bibliotecário no mercado de trabalho, sob os seguintes objetivos específicos: analisar as perspectivas teórico-conceituais, as características e aplicações da competência em informação; descrever e relacionar quais ações, produtos, serviços e estudos e educação de usuários os bibliotecários e/ou funcionários da biblioteca escolar têm oferecido aos usuários, para despertar o desenvolvimento da competência em informação com a finalidade de elaborar cinco ementários de disciplinas para o curso de biblioteconomia da UFCA com sugestões de materiais de apoio sobre a temática. Nessa pesquisa utilizamos a abordagem fenomenológica buscando uma descrição direta da experiência dessas realidades na literatura da área. Como quadro referencial do estudo, utiliza-se a etnometodologia pois, analisa as crenças e comportamentos, adequando-se ao objetivo da pesquisa. Trata-se também de uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem de cunho exploratório de caráter descritivo, com o início da pesquisa sendo bibliográfico e documental, embasada em pesquisas, artigos e livros de âmbito nacional e internacional. Com essa pesquisa é possível concluir que é preciso repensar os currículos de biblioteconomia, a fim de inserir disciplinas optativas e obrigatórias de Competência em informação, visto que a temática demonstra relevância nacional e internacional e se mostra indispensável para a formação e atuação profissional de bibliotecários.