POLÍTICA DE LETRAMENTO APOIADA NO PODCAST E NA BIBLIOTECA SONORA: PROPOSTA DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM JUAZEIRO DO NORTE- CEARÁ
Letramento. Educação de Jovens e Adultos. Podcast. Biblioteca sonora.
Esta pesquisa será desenvolvida na forma de um estudo de caso em duas escolas da rede
municipal de ensino de Juazeiro do Norte-CE. Os sujeitos da pesquisa são os alunos da
modalidade da Educação de Jovens e Adultos e seus professores. A escolha dos procedimentos
metodológicos partiu da abordagem qualitativa da pesquisa e as técnicas que utilizaremos são:
observação e entrevistas semiestruturadas. Tem como objetivo investigar como se dá a relação
entre biblioteca sonora e letramento na EJA, propondo a criação de uma política de formação
de professores em letramento, a partir de materiais digitais armazenados em bibliotecas sonoras
digitais de acesso aberto. O ensino tradicional tem apresentado maior dificuldade em formar
um cidadão crítico, criativo e autônomo, pois ele se caracteriza pelo papel passivo que o
educando exerce no processo de ensino e aprendizagem, gerando o seguinte problema de
pesquisa: é possível promovermos práticas de letramento através do podcast, tendo a biblioteca
sonora digital como mediadora para garantir uma aprendizagem significativa na educação de
jovens e adultos? Nesse sentido, parte-se da hipótese de que o letramento mediado pela
biblioteca sonora digital e o podcast poderá se constituir numa excelente estratégia para
formação de leitores na educação de jovens e adultos.