Banca de DEFESA: BÁRBARA LARISSA ALEXANDRE FILGUEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BÁRBARA LARISSA ALEXANDRE FILGUEIRA
DATA : 16/09/2021
HORA: 14:30
LOCAL: UFCA CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
TÍTULO:

Proposta de um guia para desenvolvimento de políticas institucionais de acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência nas universidades públicas federais


PALAVRAS-CHAVES:

Política institucional de acessibilidade e inclusão. Pessoas com deficiência. Ensino superior. Biblioteconomia social.


PÁGINAS: 266
RESUMO:

Trata-se de uma pesquisa acerca da elaboração de um guia de desenvolvimento da política
institucional para acessibilidade e inclusão das Pessoas com Deficiência (PcD) no contexto do
Ensino Superior nas universidades públicas federais brasileiras. O percurso deste estudo parte da
seguinte problemática de pesquisa: Que parâmetros podem ser adotados, no processo de
elaboração de políticas públicas institucionais, para acessibilidade e inclusão das PcD no
contexto do Ensino Superior para as universidades públicas federais? Diante disso, tem como
objetivo geral elaborar um guia de desenvolvimento da política institucional para acessibilidade
e inclusão das PcD no contexto do Ensino Superior para as universidades públicas federais, para
isso, pretende-se abordar os seguintes objetivos específicos: a) refletir sobre os constructos
teóricos inerentes à acessibilidade e inclusão na conjuntura do Ensino Superior sob as óticas da
atuação do bibliotecário como agente transformador social; b) identificar documentos oficiais e
técnicos que respaldam a criação de uma política institucional de acessibilidade e inclusão das
PcD para as universidades públicas federais; c) mapear políticas institucionais de acessibilidade
e inclusão das PcD já existentes no âmbito do Ensino Superior; d) investigar parâmetros dessas
políticas observando os contextos que envolvem as PcD, no intuito da estruturação do guia. Nos
procedimentos metodológicos, será utilizado a lógica de investigação e linha de pensamento da
fenomenologia, com procedimentos técnicos bibliográfico e documental, tendo como técnica de
análise também documental. Além disso, este estudo é de natureza aplicada com abordagem
qualitativa, portanto, apresenta objetivos exploratórios. Na fundamentação teórica, fora versada
a abordagem histórica da Biblioteconomia Social, as políticas públicas de acessibilidade e
inclusão das PcD e os constructos teóricos acerca da acessibilidade e inclusão das PcD no
Ensino Superior. No que diz respeito a análise e discussão dos dados, a priori fora apresentado o
mapeamento das universidades e das políticas existentes, e a posteriori a análise dos documentos
encontrados (políticas de acessibilidade, documentos relacionados às garantias de acessibilidade
e inclusão às PcD e os Planos de Desenvolvimento Institucional) nos portais das universidades
federais brasileiras, e por fim, a estruturação e síntese do guia. O referido guia contempla
sugestões à unidade responsável pela execução da política de acessibilidade; legislação relativa
ao direito à educação e à acessibilidade; definições e conceitos sobre acessibilidade, inclusão e
PcD; público-alvo da política; orientações quanto às ações e atitudes nos diversos contextos de
acessibilidade das PcD na universidade; avaliação de efetividade da política (checklists); e
considerações finais. No que se refere as considerações finais da pesquisa, fora possível
construir um guia abrangendo diretrizes que expressam parâmetros, nos quais as ações da 

instituição devem se desenvolver no intuito de cumprir a missão e a visão institucional. Dessa
maneira, chegou-se à conclusão que o produto tem potencial para solucionar os obstáculos que
as PcD enfrentam ao adentrar na universidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 167.634.048-32 - CESAR AUGUSTO CUSIN - FAPCE
Externo à Instituição - IZABEL FRANÇA DE LIMA - UFPB
Interno - 1548953 - MARIA CLEIDE RODRIGUES BERNARDINO
Notícia cadastrada em: 13/09/2021 10:42
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