A Acessibilidade e a Tecnologia Assistiva na Biblioteca da Universidade Federal do Cariri (UFCA), mediante a Lei Brasileira de Inclusão.
Tecnologia Assistiva. Inclusão. Acessibilidade. Biblioteca Universitária.
A biblioteca é reconhecidamente um ambiente de impacto de socialização, de educação e
de inclusão das pessoas, portanto, de relevante repercussão social. Este estudo de caso
considerou a acessibilidade e a Tecnologia Assistiva (TA) no ambiente Biblioteca
Universitária (BU) da Universidade Federal do Cariri (UFCA), como política de
acessibilidade e inclusão do público Pessoas com Deficiência (PcD), estas consideradas as
que têm impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial e
que utilizam ou podem utilizar o espaço da biblioteca. A partir do questionamento “Como
a biblioteca da UFCA tem respondido às demandas das pessoas com algum tipo de
deficiência?”, surgiu o problema a ser pesquisado: as atuais condições de acessibilidade e
disposição de TA não atendem ou atendem parcialmente a Lei Brasileira de Inclusão
(LBI). Nesse sentido, o estudo objetiva verificar como se dá o acesso e atendimento às
pessoas com alguma tipologia de deficiência na biblioteca da UFCA, mediante a LBI.
Especificamente o estudo busca realizar um levantamento da legislação inerente à
acessibilidade e TA; descrever, no mínimo, três procedimentos de acessos/atendimentos da
biblioteca da UFCA; identificar, no mínimo, duas TA que favoreçam a acessibilidade na
biblioteca e desenvolver um portal informativo acessível com a temática “Acessibilidade e
TA em Bibliotecas Universitárias Públicas”. O estudo considerou os aspectos físicos-
estruturais, como o acesso ao prédio (estacionamento, rampas, pisos, iluminação,
ventilação, arejamento, assentos, recepção, dentre outros) e ainda os aspectos relativos às
condições de encontro e quebra de barreiras, tais como acesso às estantes, sanitários,
indicações visuais e táteis (avisos, informes, títulos, atendimento especializado) e a TA já
presente na biblioteca ou a ser implantada, como hardwares, softwares, dispositivos e
acessórios que contribuam ou venham favorecer a inclusão das PcD ou com situação
limitante no acesso e uso dos recursos e espaços da biblioteca. Os procedimentos
metodológicos refletem uma pesquisa exploratória e descritiva, com coleta de dados por
pesquisa bibliográfica e documental e aplicação de questionários junto às comunidades de
servidores da biblioteca e da secretaria de acessibilidade da UFCA em um estudo de caso
com análise quanti-qualitativa. O produto da pesquisa consiste no desenvolvimento de um
site com foco na BU objetivando informar e subsidiar políticas públicas quanto à
acessibilidade, TA e inclusão de PcD.