Banca de QUALIFICAÇÃO: BÁRBARA LARISSA ALEXANDRE FILGUEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BÁRBARA LARISSA ALEXANDRE FILGUEIRA
DATA : 14/12/2020
HORA: 14:00
LOCAL: SALA VÍDEO CONFERENCIA
TÍTULO:

Parâmetros para políticas institucionais de inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência no contexto do ensino superior nas universidades públicas federais do Brasil


PALAVRAS-CHAVES:

Acessibilidade e inclusão. Pessoas com deficiência. Ensino Superior.
Biblioteconomia Social.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Trata-se de uma pesquisa acerca do desenvolvimento de um modelo de política
institucional de inclusão e acessibilidade das Pessoas com Deficiência (PcD) no
contexto do ensino superior nas universidades públicas federais brasileiras. O percurso
deste estudo parte da seguinte problemática de pesquisa: Que parâmetros podem ser
adotados no processo de elaboração de políticas públicas institucionais para inclusão e
acessibilidade das PcD no contexto do ensino superior para as universidades públicas
federais do Brasil? Diante disso, tem como objetivo geral elaborar um modelo de
política institucional para inclusão e acessibilidade das PcD no contexto do ensino
superior para as universidades públicas federais do Brasil, para isso, pretende-se abordar
os seguintes objetivos específicos: a) refletir os teóricos inerentes à acessibilidade e
inclusão na conjuntura do ensino superior sob as óticas da atuação do bibliotecário
como agente transformador social; b) identificar documentos oficiais e técnicos que
respaldam a criação de uma política institucional de inclusão e acessibilidade das PcD
para as universidades públicas federais; c) mapear políticas institucionais de inclusão e
acessibilidade das PcD, já existentes no âmbito do ensino superior; d) investigar
parâmetros dessas políticas observando os contextos que envolvem as PcD, no intuito da
estruturação do modelo. Nos procedimentos metodológicos, será utilizado a lógica de
investigação e linha de pensamento da fenomenologia, com procedimentos técnicos
bibliográfico e documental. Além disso, este estudo é de natureza aplicada com
abordagem qualitativa, portanto apresentado objetivos exploratórios. No referencial
teórico, fora versado a acessibilidade e inclusão no contexto do ensino superior e a
abordagem histórica da biblioteconomia social. Por fim, segue as considerações
parciais, onde apresenta-se a estrutura do produto proposto, que conterá parâmetros para
elaboração de políticas institucionais para inclusão e acessibilidade das PcD nas
universidades públicas federais do Brasil.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 167.634.048-32 - CESAR AUGUSTO CUSIN - FAPCE
Externo à Instituição - IZABEL FRANÇA DE LIMA - UFPB
Interno - 1548953 - MARIA CLEIDE RODRIGUES BERNARDINO
Notícia cadastrada em: 02/12/2020 22:22
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