PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO PACIENTE: uma estratégia de gestão da informação no Hospital Regional do Cariri
Gestão da Informação. Prontuário eletrônico do paciente. Sistema de informação.
Este trabalho tem como propósito verificar se o Hospital Regional do Cariri, em
Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil, utiliza o Prontuário Eletrônico e Sistemas de
Informação Hospitalar, com vistas a otimizar a Gestão da Informação frente à Política
Nacional de Informação e Informática em Saúde (PNIIS) no contexto da Sociedade da
Informação. Para tanto, o trabalho faz uma revisão bibliográfica acerca dos temas
considerados relevantes para a construção da Gestão da Informação dentro da unidade
de saúde em loco, abordando conceitos de informação, mediação da informação, Gestão
da Informação enfocando o prontuário eletrônico do paciente como ferramenta eficaz de
gestão, trazendo também literatura acerca das tecnologias na área da saúde, focando nos
sistemas de gerenciamento de informações médicas. Caracteriza-se como uma pesquisa
exploratória, descritiva, bibliográfica. A análise dos resultados baseia-se na coleta de
informações feitas através dos questionários que serão aplicados juntos aos médicos e os
profissionais que trabalham no arquivo do hospital, o NAC (Núcleo de Atendimento ao
Cliente). A pesquisa também busca revelar se há a efetivação da PNIIS dentro do
Hospital Regional do Cariri, e propor uma política de Gestão da Informação, por meio
da confecção de uma manual, que trará informações norteadoras para a aplicação de
uma Gestão da Informação coerente com a realidade da unidade de saúde.