O bibliotecário na era da pós-verdade: informação, memória e poder nas redes sociais.
Memória, verdade e poder. Pós-verdade. Redes sociais. Fontes de informação.
Letramento informacional. Bibliotecário – atuação profissional.
Este trabalho versa-se algumas questões em ênfase nas mídias e comunidade cientifica dos profissionais
da informação na denominada era da pós-verdade. Propõe-se neste trabalho analisar as seguintes
questões: (1) Como o contexto epistemológico e histórico da informação e memória incidem na pós-
verdade e impactam na sociedade da informação? (2) A atuação do bibliotecário, através do letramento
informacional e desenvolvimento de competências pode auxiliar sua comunidade no enfrentamento? (3)
A capacitação/treinamento de usuários, através da mediação e formação de competência exercidas pelo
bibliotecário, podem instigar a leitura, análise crítica e filtragem de notícias nos meios de comunicação
formais, redes sociais e aplicativos de mensagens, combatendo a proliferação de notícias falsas? Objetiva-
se nesta proposta de forma geral diagnosticar as particularidades das origens conceituais e históricas da
informação e memória coletiva e seus efeitos nos contextos da desinformação e disseminação de notícias
falsas. Para tanto, pretende-se planear os seguintes passos: (a) analisar pelo enfoque histórico e cultural os
conceitos de memória e verdade suas relações com as concepções de poder; (b) investigar fenômenos
similares pregressos de pós-verdade e as possíveis consequências de suas utilizações em ampla escala nas
redes sociais no contexto da modernidade líquida; (c) elaborar treinamentos de boas práticas de filtrar
informação nos meios de comunicação, redes sociais e aplicativos de mensagens, direcionado às
necessidades da comunidade acadêmica do IFMA, Campus Caxias, desenvolvendo as competências
leitura crítica, checagem de fontes e utilização de fontes de pesquisa confiáveis. Através de uma
metodologia qualitativa no enfoque do paradigma fenomenológico utilizando-se duas etapas para coleta
de dados: pesquisa bibliográfica para identificação do problema, seus conceitos atuais e históricos; e
pesquisa-ação para aplicação de debates, treinamentos e questionários para diagnosticar a necessidade
informacional na comunidade estudada, para de posse destes dados elaborar o produto final, um
treinamento adequado às necessidades informacionais identificadas. Pressupõe-se o bibliotecário atuante
como mediador informacional no desenvolvimento da competência informacional da comunidade
pertencente, conduzirá os usuários no processo de filtragem, uso crítico, verificabilidade da informação e
interações nas redes sociais. Este ocasionará impactos positivos em sua missão social, fundamentando o
pertencimento e local de ação na atual sociedade, relembrar-se-á como próximo passo na evolução de
suas atribuições profissionais.