A ACESSIBILIDADE NAS PÁGINAS WEB DAS BIBLIOTECAS DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E
TECNOLOGIA DA REGIÃO NORTE/NORDESTE.
Acessibilidade web. Ambientes informacionais digitais. Institutos
Federais
Viver em uma sociedade na qual a tecnologia é parte integrante das atividades diárias
realizadas a todo o momento é um grande desafio, pois ter condição de acessar uma
ferramenta que não está disponível para as necessidades rotineiras é o mesmo que estar
preso em um ambiente de liberdade com múltiplas escolhas. A World Wide Web (Web)
proporciona esta experiência de forma cooperativa entre os ambientes informacionais
digitais para diversos usuários. Para tanto, considera-se que os conteúdos contidos na
web devam proporcionar o uso simplificado direcionado a todos os públicos independe
de suas condições físicas, mentais e outras. Com isso, a acessibilidade digital propõe a
inclusão de usuários com deficiência nas mais diversificadas formas e formatos de
apresentação de conteúdos na web, objetivando a interação dos sujeitos com o ambiente
de modo que as resoluções de seus problemas no dia a dia tornem-se um avanço na
qualidade de vida. A pesquisa visa avaliar a acessibilidade das páginas web das
bibliotecas dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) da Região
Norte e Nordeste do país, levando-se em consideração os padrões de acessibilidade
recomendados pelo o World Wide Web Consortium (W3C), pelos Guia de
Acessibilidade para Conteúdo Web (Web Content Accessibility Guidelines - WCAG),
pelos Padrões Web em Governo Eletrônico (E-PWG) e pelo modelo de Acessibilidade
em Governo Eletrônico (E-MAG). Com isso, o objetivo geral do estudo é propor
diretrizes para que as páginas das bibliotecas dos IFs sejam um ambiente digitalmente
acessível. Tem-se, nas hipóteses, que as páginas das bibliotecas dos IFs não contemplam
satisfatoriamente os padrões de acessibilidade recomendados para atender a seus
usuários com algum tipo de deficiência. Para isso, são propostos nos objetivos
específicos: Identificar as bibliotecas que disponibilizam ferramentas de acessibilidade
em suas páginas e se os padrões de acessibilidade estão sendo adotados de forma
correta; analisar a real contribuição que as bibliotecas proporcionam para seus usuários
ao disponibilizarem a acessibilidade em suas páginas; disseminar entre as bibliotecas
dos IFs da região norte e nordeste, a importância de garantir políticas de incentivo à
inclusão da acessibilidade em suas páginas; elaborar uma cartilha com as
recomendações de acessibilidade para a disponibilização das informações nas páginas
das bibliotecas de acordo com os padrões sugeridos. Metodologicamente a pesquisa
compreende uma revisão aprofundada da literatura especializada com sua natureza
aplicada que dará maior significado ao sentimento de existência dos sujeitos que, ao
utilizarem as páginas das bibliotecas com acessibilidade, possam se apropriar das
informações e sentirem-se cada vez mais parte de um todo, que é a sociedade da
informação.