Memória e esquecimento: lembranças de idosos como fonte de informação no processo de construção da memória coletiva
Memória. Informação. Idosos.
As percepções em torno da memória vêm sendo, há séculos, objeto de estudo de filósofos e cientistas das mais diversas áreas do conhecimento. O seu conceito vem se transformando e se adequando às funções e às utilizações sociais nas diferentes sociedades. Na perspectiva das Ciências Humanas e Sociais, a memória é estudada enquanto produto das relações de interação social entre indivíduo e sociedade que, afetando-se mutuamente, geram conexões capazes de produzir sentidos e significados em um cenário dinâmico e dialógico. Nesta direção, o presente estudo busca compreender as interlocuções existentes entre memória individual e coletiva, suas similaridades e tensões; as contribuições da memória individual no processo de construção da memória coletiva e as relações que se estabelecem entre elas e a memória oficial. A partir de um estudo qualitativo e exploratório, ancorado na dialética e na hermenêutica, pretende-se percorrer pelos relatos de histórias de vida de sujeitos que, em função do seu longo percurso biográfico, representam elos potenciais entre o presente e o passado: os idosos. A pesquisa será realizada com idosos residentes na casa de acolhimento Fundação Abrigo São Lucas, situada em Teresina-PI. Através de entrevistas segundo a modalidade focalizada pretende-se estimular a produção de narrativas das quais poderão emergir saberes, lembranças pessoais e coletivas, num processo de ressignificação da realidade, por meio da reconstituição da memória. Neste processo, também será empregada a técnica da foto-entrevista que consiste na apresentação de fotografias como recursos disparadores de memórias. À luz dos autores aqui referendados, pretende-se compreender os eventos investigados, considerando seus contextos e peculiaridades, desenvolvendo um diálogo progressivo e organicamente construído com a memória, em sua função social, e com a informação em sua forma registrada, ressaltando o papel desta última no processo de preservação e transmissão dos sentidos produzidos e ressignificados pela memória.