DECOLONIALIDADE NOS CURRÍCULOS DE BIBLIOTECONOMIA NO NORDESTE: ANÁLISE DAS DISCIPLINAS DE ORGANIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS
Decolonialidade; Biblioteconomia; Organização e Representação da Informação e do Conhecimento.
O projeto investiga a presença de conteúdos decoloniais nas ementas dos componentes curriculares da área de Organização e Representação da Informação e do Conhecimento (ORIC) nos cursos presenciais de Biblioteconomia das universidades federais do Nordeste. Partindo de uma análise histórica da Biblioteconomia e de suas origens eurocêntricas, o estudo busca compreender se a formação bibliotecária tem incorporado perspectivas críticas e inclusivas que valorizem saberes diversos. Justifica-se pela carência de discussões decoloniais na área, o que perpetua práticas excludentes e limita o desenvolvimento de uma formação comprometida com a diversidade cultural e epistemológica. A pesquisa, de abordagem qualitativa e descritiva, utiliza análise documental e bibliográfica com base nos Projetos Pedagógicos de Curso e nas ementas disponíveis nos sites institucionais, aplicando a Análise Textual Discursiva (ATD) como método de interpretação. Como produto final, propõe-se a elaboração de diretrizes para elaboração de planos de ensino decoloniais voltados à área de ORIC, com o objetivo de subsidiar docentes e profissionais bibliotecários na construção de um ensino e atuação mais crítica, plural e representativa.