ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E ALFABETIZAÇÃO INFORMACIONAL NA ESCOLA PÚBLICA: UM REPOSITÓRIO DIGITAL COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A EEMTI PRESIDENTE GEISEL - JUAZEIRO DO NORTE/CE
Alfabetização informacional; Organização do conhecimento; Repositórios digitais; Escola pública.
Propõe a organização do conhecimento e a alfabetização informacional na escola pública de ensino médio em tempo integral EEMTI Presidente Geisel, situada em Juazeiro do Norte, Ceará. Parte da constatação de que a produção intelectual e pedagógica no ambiente escolar é frequentemente dispersa e, consequentemente, invisibilizada, o que compromete o acesso, a preservação e a construção do conhecimento coletivo. Diante disso, propõe o desenvolvimento de um repositório digital para a organização documental e ações práticas de alfabetização informacional, baseado em um estudo empírico, exploratório-descritivo, realizado com professores da EEMTI Presidente Geisel. Acredita que o repositório digital, ao estruturar o conhecimento escolar de forma acessível e colaborativa, fortaleça a cultura informacional e promova maior visibilidade às práticas pedagógicas, como os projetos de pesquisa desenvolvidos na escola. Conclui que o produto a ser desenvolvido contribuirá para a valorização do saber escolar e poderá ser replicado em outras instituições com perfil semelhante, constituindo-se como uma estratégia pedagógica inovadora no contexto da escola pública.