O profissional da informação da Educação de Jovens e Adultos à luz da Cibercultura: proposta de desenvolvimento da competencia digital
Competência digital docente. Cibercultura. Profissional da informação. Educação de jovens e adultos.
Desenvolver-se-á sobre a análise de ferramentas digitais que propiciem o desenvolvimento da Competência Digital Docente (CDD) ao Profissional da Informação (PI) à frente de Ambientes de Informação Educacionais (AIE) da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nessa perspectiva, será ponderada a seguinte questão norteadora: a partir da imersão na Cibercultura, como as Tecnologia Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) podem diagnosticar e favorecer o desenvolvimento da CDD ao PI da EJA? Portanto, objetiva-se, de forma geral, viabilizar, ao PI da EJA, orientações à luz da Cibercultura para o desenvolvimento da CDD. Especificamente, ainda será considerado: a) caracterizar a competência digital sob as instâncias: informacional e docente; b) contextualizar a EJA, a partir dos parâmetros epistemológicos, estruturais, gerenciais e sociais; c) mapear TDIC que tenham como escopo o desenvolvimento da CDD e d) estruturar um manual de orientação para o uso de TDIC que propiciem o desenvolvimento da CDD. Para constituir o referencial teórico, serão discutidas as concepções sobre a Cibercultura, o papel do PI no contexto da cultura digital, as implicações da CDD em função da formação docente e os reflexos infoeducacionais mediados nos AIE da EJA. A trilha metodológica adotará uma postura epistemológica positivista a partir do método indutivo e natureza aplicada que se apresentará: quanto à abordagem se desenvolverá como quali-quantitativa, quanto aos objetivos se delineará em exploratória e descritiva, quanto aos procedimentos será bibliográfica e documental. Acerca da coleta e análise de dados será usada a técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN 2016), instrumentalizada pela estratégia de busca P.V.O (BIRUEL; PINTO, 2011) e cerceada pelo método indutivo (BACON, 1999). Por fim, propõe-se como produto desta, a estruturação de um manual em formato de e-book com orientações que viabilizem a análise e o desenvolvimento da CDD.