COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA E DESINFORMAÇÃO: CONTRIBUIÇÃO CONCEITUAL DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO NORDESTE DO BRASIL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19
comunicação científica; desinformação; Ciência da Informação; Biblioteconomia; Gestão da Informação.
Considerando que a desinformação apresenta uma problemática própria da área informacional, cabe à Ciência da Informação e à Biblioteconomia estudos e ações concretas de suporte ao acesso à informação, que combatam o ecossistema desinformativo. Portanto, as discussões promovidas nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação, em Biblioteconomia e em Gestão da Informação e do Conhecimento das Universidades Federais do Nordeste brasileiro sobre desinformação no contexto da pandemia de Covid-19, bem como o tema é retratado nos produtos oriundos dessas discussões, é de interesse central deste trabalho. A temática central apoia-se nos conceitos Comunicação Científica e Desinformação para resolver a problemática, que parte da seguinte questão: Qual a contribuição conceitual das produções científicas dos programas de pós-graduação stricto sensu em Ciência da Informação, Biblioteconomia e Gestão da Informação e do Conhecimento das Universidades Federais do Nordeste do Brasil, sobre o tema da desinformação, no contexto da Pandemia de Covid-19? Pretende-se, com isso, alcançar o seguinte objetivo geral: perceber como se apresenta o uso e a apropriação dos conceitos sobre desinformação no campo da Ciência da Informação, da Biblioteconomia e da Gestão da Informação do Nordeste do Brasil, no contexto da pandemia de Covid-19. Os objetivos específicos são: 1) Mapear os artigos, dissertações e teses dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação, em Biblioteconomia e em Gestão da Informação e do Conhecimento das Universidades Federais do Nordeste do Brasil no período de 2020 a 2022; 2) Identificar as fontes bibliográficas, sobre o tema desinformação, nas publicações; 3) Observar quais apropriações e os usos do (s) conceito (s) de desinformação nas produções científicas dos Programas; 4) Verificar a qualidade conceitual das produções e a relevância nas áreas de Ciência da Informação, de Biblioteconomia e de Gestão da Informação no combate à desinformação em saúde. A metodologia utilizada será a coleta e a análise qualiquantitativa dos dados a partir do levantamento das produções científicas disponibilizadas em forma de acesso aberto nos repositórios institucionais e/ou sites dos Programas de 7 (sete) Universidades Federais do Nordeste do Brasil, sobre a temática Desinformação, produzida no contexto da pandemia de Covid-19, em 2020, 2021 e 2022. Almejar-se, com essa pesquisa, avaliar a contribuição conceitual e social das áreas acadêmicas supracitadas para o combate à desinformação em saúde.