Banca de DEFESA: LILIANE PEREIRA GOMES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LILIANE PEREIRA GOMES
DATA : 20/11/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Campus Juazeiro do Norte/ K302 / Vídeo Conferência (Híbrido)
TÍTULO:

A RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM REPOSITÓRIOS DIGITAIS: UMA ANÁLISE DO USO DE ONTOLOGIAS PARA EXPANSÃO DA REPRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS NA BASE DE DADOS REFERENCIAL DE ARTIGOS DE PERIÓDICOS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (Brapci)


PALAVRAS-CHAVES:

BRAPCI. Ontologia. Repositórios Digitais. Recuperação de Informações. Representação de Informação.


PÁGINAS: 78
RESUMO:

Apresenta a Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci) como objeto de pesquisa, com o objetivo de expandir a quantidade de atributos que representam cada documento presente na Brapci, corroborando com a melhora no processo de representação e possivelmente com a relevância nos resultados de buscas realizadas pelos usuários. Especificamente pretende: a) desenvolver um modelo de identificação de etiquetas ontológicas para representação de documentos, com base em teorias sobre (descrição de dados, relevância, ontologias, contexto, metadados, web semântica, web pragmática e de elementos contextuais - intratextual ou extratextual); b) aplicar o modelo na Brapci para identificar as etiquetas ontológicas existentes; c) estabelecer um levantamento de ontologias que possam contribuir para expansão da representação de documentos da Brapci; d) aplicar o modelo nas ontologias escolhidas pela pesquisa para identificar quais delas podem ser etiquetas ontológicas que favoreça a expansão da representação de documentos da Brapci; e) identificar, depois das ações do item (c) as ontologias que possuem a adaptabilidade para o padrão Dublin Core Metadata Iniciniative presente na Brapci. O Referencial teórico da pesquisa adota teorias advindas da Organização e Representação da Informação e do conhecimento, Recuperação da Informação nos Repositórios Digitais, Web Semântica e Web Pragmática e ontologias. O percurso metodológico adota a pesquisa de tipo exploratório com abordagem quantitativa, com o uso do método da análise bibliográfica. O Modelo de identificação de etiquetas ontológicas para representação de documentos (MIEORD) foi desenvolvido para executar as ações propostas pela pesquisa. Os resultados mostram que, ao final da execução de todas as etapas, duas ontologias apresentaram atributos que atendem à representação de características complementares ao esquema já utilizado na Brapci e que podem enriquecer o processo de busca ao incluir redes de citações e novas descobertas ao relacionar todos os agentes envolvidos na construção do documento. Por fim, considera-se que os objetivos propostos foram atendidos, por ser possível utilizar ontologias para expandir a quantidade de atributos que representam cada documento na Brapci.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - ANDRÉ ANDERSON CAVALCANTE FELIPE - UFPE
Presidente - DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Interna - GRACY KELLI MARTINS GONCALVES - UFPB
Externo à Instituição - RENE FAUSTINO GABRIEL JUNIOR
Notícia cadastrada em: 16/11/2022 14:24
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - --------- | Copyright © 2006-2025 - UFCA - sig04-prd-jne.ufca.edu.br.sig4