Leitura e ludicidade: a formação de práticas leitoras a partir do recurso audiovisual
Mediação da Leitura. Leitura. Formação de Leitores. Audiovisual.
Trata do audiovisual como recurso de incentivo à leitura, tendo em vista que com o surgimento
das novas tecnologias de comunicação e informação, é marcante o uso deste recurso como
auxílio para professores e alunos. Discute sobre a leitura, sobre o audiovisual e a plataforma
online de vídeos o YouTube. Aborda o bibliotecário como mediador da leitura, bem como sua
relevância no meio educacional, principalmente, em relação às atividades de incentivo à leitura.
Embasa-se no seguinte problema de pesquisa: as escolas da rede pública municipal de Juazeiro
do Norte se utilizam de recursos audiovisuais para projetos de incentivo à leitura. Tem como
hipótese que as iniciativas quanto ao uso de canais no YouTube e recursos audiovisuais
diversos pela rede municipal de ensino de Juazeiro do Norte é ainda muito tímida e que não se
configura em uma prática efetiva que garanta o fortalecimento das práticas leitoras. Tem como
objetivo geral: construir um guia prático de fomento a leitura a partir de canais disponíveis no
YouTube sobre incentivo à leitura. E como objetivos específicos: analisar o audiovisual
enquanto recurso de incentivo à leitura; analisar os programas do YouTube 1 voltados para
leitura; mapear os canais existentes voltados para leitura; conhecer a realidade das escolas
públicas municipais de Juazeiro do Norte no que diz respeito à projetos voltados para o
incentivo à leitura utilizando o audiovisual. A metodologia caracteriza-se como pesquisa
exploratória, quanto aos fins. Quanto aos meios é considerada uma pesquisa bibliográfica de
cunho qualitativo, em que foi utilizado o método indutivo e utiliza o questionário estruturado
para coleta de dados. Espera-se contribuir para o incentivo à leitura nas escolas da rede pública
municipal de Juazeiro do Norte e a partir do produto informacional proposto almeja-se o
fortalecimento das práticas e leitoras e que o Guia possa auxiliar diretamente tanto os
bibliotecários como os professores dessa rede de ensino.