ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM BIBLIOTECAS ESCOLARES:
proposta de um guia para aplicação das competências necessárias para atuação em bibliotecas
escolares.
Competências. Marketing Informacional. Usuários da informação.
Biblioteca Escolar.
Apresenta o desenvolvimento das competências dos bibliotecários nas atividades de
marketing e sua relação com a performance na oferta de produtos e serviços, em
bibliotecas de escolas privadas de Juazeiro do Norte. Neste contexto, os bibliotecários
escolares podem repensar suas posturas de atuação profissional, através das práticas de
marketing como um diferencial nas suas habilidades e competências. Assim, o objetivo
geral foi analisar as competências dos bibliotecários aplicadas nas estratégias de
marketing informacional no contexto de atuação das bibliotecas escolares da rede
particular de Juazeiro do Norte-CE, bem como identificar os principais produtos e
serviços realizados pelas bibliotecas escolares privadas deste município; identificar as
habilidades e competências do bibliotecário frente às estratégias de marketing e elaborar
um guia de competências para bibliotecários que pretendem desenvolvê-las em
bibliotecas escolares. Para tanto, buscou-se embasamento teórico sobre competências,
marketing informacional, usuários da informação e biblioteca escolar. A pesquisa, quanto
aos objetivos foi classificada como exploratória, com abordagem quali-quantitativa,
sendo o levantamento de dados realizado mediante questões semiestruturadas (abertas e
fechadas). Quanto ao ambiente, foi classificada como de campo. O instrumento de coleta
de dados utilizado foi o questionário eletrônico, elaborado e enviado através da
ferramenta Google Docs. A pesquisa contou com a participação de quatro bibliotecárias
de escolas privadas de Juazeiro do Norte, tendo em vista a dificuldade em encontrar esse
profissional atuando nas bibliotecas escolares da região. A partir da literatura
especializada, foi elaborada uma estrutura de análise, que orientou na composição da
seção dos resultados. No que se refere aos resultados encontrados, percebeu-se que
algumas ações direcionadas ao marketig são adotadas nos serviços de informação, como
por exemplo, a atualização do perfil da biblioteca nas redes sociais, a pesquisa de
satisfação do usuário, a atualização do cadastro para usuário e a publicação de postagens
das atividades promovidas pela biblioteca. Observou-se também, que as bibliotecas
concetram o uso dos serviços em apenas três atividades, sendo elas, as atividades de
gestão administrativa, atendimento ao público e desenvolvimento de projetos. No que
tange as habilidades e competências, notou-se que para efetivar as ações de marketing na
biblioteca, as bibliotecárias destacaram ética, iniciativa, empatia, inovação e
organização, como sendo as que mais se aplicam ao ambiente da sua unidade. Nesse
contexto, permitiu-se inferir que estas gestoras reconhecem a importância da
aplicabilidade do marketing para subsidiar no bom desempenho das suas atividades,
porém algumas das suas ações revelam-se limitadas, devido as falhas administrativas
das instituições, provocada pela falta de conhecimento sobre o potencial da biblioteca,
assim como das técnicas de marketing empregadas. Por fim, com base na pesquisa
bibliográfica e na coleta de dados com bibliotecários, elaborou-se um guia de habilidades
e competências para bibliotecários desenvolver estratégias de marketing nas atividades
das bibliotecas escolares. Concluiu-se que os bibliotecários ainda caminham a passos
lentos para aplicação correta do marketing condicionada à aquisição de um novo perfil
administrativo desse profissional, no sentido de melhor conhecer as ferramentas do
marketing para que sejam usadas, de forma a garantir a utilização de seus produtos e
serviços, e assim, inovar com os recursos disponíveis para despertar positivamente no
hábito dos usuários em procurar a biblioteca.