A ACESSIBILIDADE NAS PÁGINAS WEB DAS BIBLIOTECAS DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DAS REGIÕES NORTE/NORDESTE
Acessibilidade web. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Pessoas com deficiência.
A pesquisa visa avaliar a acessibilidade das páginas web das bibliotecas dos Institutos
Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) das regiões Norte e Nordeste do país,
levando-se em consideração os padrões de acessibilidade recomendados pelo o World
Wide Web Consortium (W3C), pelos Guias de Acessibilidade para Conteúdo Web
(Web Content Accessibility Guidelines - WCAG), pelos Padrões Web em Governo
Eletrônico (E-PWG) e pelo Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (E-
MAG). A acessibilidade web propõe a inclusão de usuários com deficiência nas mais
diversificadas formas e formatos de apresentação de conteúdos na web. Com isso, o
objetivo geral do estudo é Avaliar a acessibilidade nas páginas web das bibliotecas dos
IFs das regiões Norte e Nordeste para os usuários com deficiência. Para isso, são
propostos nos objetivos específicos: Identificar as bibliotecas que disponibilizam
ferramentas de acessibilidade em suas páginas principais; Verificar se as páginas
principais das bibliotecas dos IFs das regiões Norte e Nordeste atendem aos padrões de
acessibilidade conforme as cartilhas apresentadas pelo W3C por meio do WCAG e E-
MAG; Elaborar uma cartilha com as recomendações de acessibilidade para a
construção das páginas das bibliotecas de acordo com os padrões sugeridos.
Metodologicamente a pesquisa compreende uma revisão aprofundada da literatura
especializada, de natureza aplicada, na qual foi regida pelo método de raciocínio lógico
indutivo, adotando a pesquisa exploratória, bem como a pesquisa descritiva, após o
estudo das cartilhas e os respectivos padrões de acessibilidade, a coleta de dados
iniciou-se pelas dezesseis páginas das bibliotecas dos IFs, as quais passaram por
experimentos com o validador de acessibilidade Ases, assim, para a análise dos
resultados foi empregada à técnica de análise de conteúdo. Dessa forma, conforme os
dados apresentados, concluiu-se que as páginas principais das bibliotecas dos Institutos
Federais de Educação, Ciência e Tecnologia das regiões Norte e Nordeste estão
parcialmente acessíveis. Com isso, acredita-se que este estudo seja norteador para
muitos outros específicos que virão, a fim de proporcionar mudanças necessárias e
atingir resultados satisfatórios de acessibilidade na web, não só para os IFs das regiões
Norte e Nordeste como estender também para todos os IFs do país.