As práticas de leitura e as contribuições da biblioteca escolar e do bibliotecário: a Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - Campus Picos
Biblioteca Escolar. Leitura. Competência Leitora.
A biblioteca escolar é o espaço no qual ocorre o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, cujo objetivo maior é colocar o alunado em contato direto com o universo literário, incentivando e disseminando o gosto pela leitura. Sendo assim, é necessário dar instrumentos e condições para que o estudante adquira corretamente o hábito de ler. É de suma importância instrumentalizar pais e profissionais para que façam da leitura uma ferramenta de democratização das pessoas e inclusão social e cultural. Tem como objetivo investigar a contribuição da biblioteca escolar e do profissional bibliotecário na formação do aluno do ensino médio integrado ao técnico, bem como averiguar se há projetos de leitura direcionados aos alunos pelos professores, e se não houver, como os bibliotecários poderão intervir de forma a atender esse público, visando à formação de leitores e o incentivo contínuo à leitura, com vistas a se tornar uma prática presente no cotidiano dos alunos, favorecendo-os no âmbito de formação pessoal e profissional. A abordagem metodológica partiu de uma revisão bibliográfica sobre o tema, dando-se prosseguimento posteriormente com a elaboração de questionários a serem aplicados aos profissionais da escola, a fim de constatar as atividades de leitura que são ou que podem ser realizadas junto aos alunos. Espera-se a partir da realização desse trabalho, a elaboração de uma política de atuação das bibliotecas escolares, que seja composta por um conjunto de atividades voltadas para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.