Banca de DEFESA: AGENOR LEANDRO DE SOUSA FILHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AGENOR LEANDRO DE SOUSA FILHO
DATA : 22/04/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Campus Juazeiro do Norte (Sala a definir)
TÍTULO:

O USO DE MÍDIAS SOCIAIS EM BIBLIOTECAS DE UNIVERSIDADES FEDERAIS DO NORDESTE BRASILEIRO: PROPOSTA DE PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA BIBLIOTECÁRIOS


PALAVRAS-CHAVES:

BBiblioteca Universitária. Mídias Sociais. Marketing em Unidades de Informação. Capacitação de bibliotecários. Diretrizes de uso das Mídias Sociais


PÁGINAS: 115
RESUMO:

Aborda a utilização das mídias sociais de modo estratégico, voltado para o desenvolvimento de
ações de marketing pela Biblioteca Universitária (BUs) de modo a promover de seus produtos e
serviços. A utilização dessas ferramentas pela BU é importante, pois elas atuam como um canal
de comunicação bidirecional, permitindo ao usuário interagir com a organização, receber um
feedback e vice-versa em tempo real. O estudo objetiva apresentar uma proposta de programa
de capacitação para a equipe da BU que tenha como foco o uso efetivo as mídias sociais como
instrumento de marketing digital. Para tal foi realizado um estudo de campo cujo universo de
pesquisa é composto pelas BUs das universidades federais da região Nordeste do Brasil.
Inicialmente, foi realizado um levantamento com as instituições que compõem o objeto de
estudo como forma de identificar à existência disponibilização de diretrizes informacionais nos
sítios web dessas instituições que deem suporte as ações de gestão de perfis de mídias sociais
vinculadas a BU e orientações relacionadas ao treinamento da equipe responsável por realizar
esse tipo de atividade. Verificou-se que de todo o universo de estudo, apenas 11% das BUs
pesquisadas disponibilizam em seus sítios web suas diretrizes informacionais que orientam a
gestão de seus perfis nas mídias sociais bem como o desenvolvimento de ações de marketing
dentre as diretrizes encontradas, apenas uma delas apresentava informações sobre as
características da equipe gestora ressaltando que essa equipe deve passar por um processo de
treinamento. A partir disso, foi elaborada por meio das diretrizes encontradas uma proposta de
treinamento para o uso de mídias sociais que fosse de encontro com o clima organizacional a
unidade de informação, dividida em 4 (quatro) módulos, a proposta de capacitação tem por
objetivo proporcionar a equipe designada pela BU informações de cunho institucional, gestão
de mídias sociais, marketing e segurança da informação. Por fim, o estudo conclui que a não
realização de ações de capacitação para gestão dos perfis da BU nas mídias sociais podem
ocasionar em sua subutilização e acarretar em resultados abaixo do esperado pela BU no que se
refere a sua atuação em meio digital.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALZIRA KARLA ARAÚJO DA SILVA - UFPB
Presidente - 2526665 - DAVID VERNON VIEIRA
Interno - 1676696 - ELIENY DO NASCIMENTO SILVA
Notícia cadastrada em: 02/04/2019 08:34
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - --------- | Copyright © 2006-2025 - UFCA - sig05-prd-jne.ufca.edu.br.sig5