ESTRATÉGIAS DE ACESSIBILIDADE ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NAS BIBLIOTECAS ESCOLARES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO NA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE-CE
Biblioteca escolar. Acessibilidade. Pessoas com deficiência. Políticas públicas.
Aborda sobre políticas públicas e estratégias de acessibilidade direcionadas às pessoas
com deficiências no âmbito das bibliotecas escolares, à luz da legislação vigente e a
literatura da área. Sendo assim, o estudo tem por objeto de pesquisa as bibliotecas das
escolas da rede pública estadual de ensino da cidade de Juazeiro do Norte, CE. Os
procedimentos metodológicos empregados tipificam a pesquisa como exploratória, com
delineamento documental, apresentando abordagem de cunho quanti-qualitativo, tendo
como técnica de pesquisa para a coleta de dados a aplicação de questionário, tanto nas
Escolas supracitadas, bem como aos membros que compõem a décima nona
Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (19ª CREDE), com o intuito
de fazer um comparativo com que a Secretaria de educação estabelece e a realidade
observada nas escolas, de modo que seja possível compreender, através da análise
documental, quais e como são aplicadas as políticas de acessibilidade nas bibliotecas
escolares, e, a partir desses dados, construir um guia com estratégias para proporcionar
às pessoas com deficiência acesso aos espaços e acervo dessas bibliotecas. Os resultados
apontam as bibliotecas escolares da rede estadual de ensino da cidade de Juazeiro do
Norte – CE, não ofertam totalmente acessibilidade, assim como as políticas de
acessibilidade que contempla parcialmente algumas escolas, fato este que dificulta o
atendimento às pessoas com deficiência.