Banca de DEFESA: CARINE RODRIGUES NOGUEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARINE RODRIGUES NOGUEIRA
DATA : 27/11/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Campus Juazeiro do Norte (Sala a definir)
TÍTULO:

MEDIAÇÃO DA LEITURA E DA INFORMAÇÃO NAS BIBLIOTECAS ESCOLARES ESTADUAIS DE JUAZEIRO DO NORTE – CE: PROPOSIÇÃO PARA ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Mediação da leitura. Mediação da informação. Biblioteca escolar. Escola
pública.


PÁGINAS: 152
RESUMO:

Trata das relações entre mediação da leitura e da mediação no contexto da biblioteca
escolar a partir da seguinte pergunta problema: Quais as perspectivas de estratégias de
mediação da leitura e mediação da informação para formação dos sujeitos leitores no
âmbito das bibliotecas escolares vinculadas a rede pública de ensino do estado do Ceará
em Juazeiro do Norte? O objetivo geral é investigar a atuação da biblioteca escolar no
cotidiano da educação pública estadual de Juazeiro do Norte visando propor estratégias
para dinamização dessas bibliotecas e os objetivos específicos são a) Abordar
perspectivas de atuação das bibliotecas escolares, considerando a realidade dos sujeitos
da informação; b) Analisar os múltiplos papéis das bibliotecas escolares nas escolas
estaduais de Juazeiro do Norte; c) Identificar e propor estratégias de atuação para as
bibliotecas escolares no âmbito da mediação da leitura e da informação. Dessa forma,
busca-se promover uma discussão mais direcionada às suas potencialidades e qual a
aplicabilidade do conceito de mediação para as práticas de leitura na biblioteca escolar,
de modo a propor uma estratégia de atuação sistemática aplicável a estas unidades de
informação. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, de cunho qualitativo e
quantitativo, fazendo-se uso dos procedimentos de revisão bibliográfica combinada à
análise de conteúdo, que permite realizar categorizações, as quais viabilizarão um
melhor entendimento dos dados. A coleta de dados foi realizada através de questionário
estruturado, aplicado aos professores readaptados lotados nestas bibliotecas e
observações da autora durante visitas aos ambientes pesquisados. Concluiu-se que é
necessário repensar o processo de atuação da biblioteca escolar primeiramente no que
diz respeito ao aspecto estrutural, tanto em relação a organização espacial, como
desenvolvimento do acervo e formação dos professores lotados nesses ambientes de
forma mais sistematizada, para que assim a participação da biblioteca escolar no
cotidiano das escolas seja mais significativa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2627085 - JONATHAS LUIZ CARVALHO SILVA
Interno - 700.510.978-34 - OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR - USP
Externo à Instituição - SUELI BORTOLIN - UEL
Notícia cadastrada em: 14/11/2018 10:06
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - --------- | Copyright © 2006-2025 - UFCA - sig04-prd-jne.ufca.edu.br.sig4