MEDIAÇÃO NO CONTEXTO DA BIBLIOTECA ESCOLAR: proposta de um manual para colégios particulares de Crato e Juazeiro do Norte na região do Cariri.
Mediação da informação. Mediação cultural. Mediação da leitura. Biblioteca escolar. Escolas particulares - Crato; Escolas particulares - Juazeiro do Norte.
Aborda concepções sobre mediação da informação, da leitura e da cultura no contexto da
biblioteca escolar. Refletindo a importância desse espaço para a construção do conhecimento,
assim como a relevância do papel do bibliotecário enquanto mediador. Desta forma, o
problema do estudo está pautado a partir da seguinte indagação: como estruturar estratégias
para mediação da informação, da leitura e da cultura no âmbito das bibliotecas de colégios
particulares das cidades de Crato e Juazeiro do Norte na região do Cariri? Apresenta como
objetivo geral: Investigar a realidade de atuação das bibliotecas de colégios particulares das
cidades de Crato e Juazeiro do Norte, visando propor um conjunto de estratégias no âmbito da
mediação da informação. Os objetivos específicos são: refletir sobre perspectivas teórico-
práticos e características de mediação da informação aplicada a biblioteca escolar; realizar um
levantamento das bibliotecas escolares particulares de ensino fundamental e médio que
compõem as cidades de Crato e Juazeiro do Norte; identificar e analisar as práticas
mediacionais das bibliotecas escolares particulares das cidades de Crato e Juazeiro do Norte;
propor um manual com estratégias de atuação para a biblioteca escolar das cidades de Crato e
Juazeiro do Norte no âmbito da mediação da informação. A metodologia fundamenta-se a
partir de uma revisão bibliográfica, para dá embasamento teórico, caracterizando-se como
estudo descritivo. Com abordagens de natureza qualitativa e quantitativa. A coleta de dados
será por meio de aplicação de questionários, constituindo os sujeitos da pesquisa, bibliotecário
e/ou responsável da biblioteca e um gestor do colégio. A partir dos resultados e discussões, foi
possível identificar a realidade das bibliotecas escolares das cidades de Crato e Juazeiro do
Norte. Percebeu-se que ainda há resistência na contratação de bibliotecários, valorização e
reconhecimento da biblioteca escolar como espaço importante para o contexto educacional.
Concluiu-se que o manual busca promover estratégias de atuação para biblioteca escolar a
partir da mediação da informação, da leitura e da cultura. Desta forma, espera-se que as escolas
se apropriem desse material para atuação, e que a produção, comunicação, e principalmente, o uso da informação, possam ser facilitados, proporcionando bons resultados para as bibliotecas.