MEDIAÇÃO E COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO DO BIBLIOTECÁRIO NO ÂMBITO DAS TIC: ESTUDO NO SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DA UFPI
Biblioteca Universitária. Mediação da Informação. Competência em Informação. Bibliotecário. Tecnologias de Informação e Comunicação
Mediação da informação para formação de competências em informação do bibliotecário no âmbito das TIC nas bibliotecas universitárias foi o que norteou essa pesquisa, visto que a discussão está pautada na apropriação da informação, na construção de sentidos e aquisição do conhecimento. Discutir esses processos de atuação profissional dos bibliotecários nas bibliotecas do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Federal do Piauí (SIBi-UFPI), eleva satisfatoriamente o seu grau de importância na sociedade. A investigação parte do delineamento da seguinte questão problema: Como as práticas de mediação da informação, via tecnologias da informação e comunicação (TIC) podem contribuir para formação de competências em informação do bibliotecário considerando a realidade SIBi-UFPI? A pesquisa ora apresentada tem como objetivo investigar as práticas mediacionais por meio das TIC, considerando a realidade do SIBI-UFPI, visando perceber como se dá o processo de formação de competências em informação do bibliotecário. A metodologia de execução do trabalho delimita o objeto de estudo sendo o SIBi-UFPI, de natureza qualiquantitativa, do tipo exploratória e descritiva. O método empregado foi a análise de conteúdo ao passo que a coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas em amostras pré-definidas dos sujeitos bibliotecários e usuários, além de um roteiro de observação direta utilizado como apoio a análise dos dados. Após a aplicação dos questionários foi analisado os dados coletados que permitiu fazer as inferências necessárias chegando ao resultado da pesquisa. Conclui-se que os bibliotecários na sua maioria atrelam o conceito de mediação da informação ao acesso e recuperação da informação, posto que não dissocie da disseminação da informação, mas sabem da importância para desenvolvimento do seu trabalho, principalmente atrelando as TIC com o objetivo de atingir o maior número de usuários. Quanto ao processo de formação das competências em informação, atestou-se que os bibliotecários estão procurando se capacitar para suprir as demandas informacionais que a eles chegam, formando um repertório de competências a ser utilizada na realização das atividades de atendimento na biblioteca. Todas as discussões foram voltadas para se criar um perfil de bibliotecário que se reconheça protagonista na sociedade da informação e de quanto se tem a contribuir na formação do usuário.