Políticas Públicas Para Bibliotecas Escolares: construção de um programa de atuação na Secretaria de Educação em Juazeiro do Norte - CE
Biblioteca Escolar. Políticas Públicas. Políticas Educacionais. Escolas Públicas em Juazeiro do Norte.
Aborda uma reflexão sobre as políticas públicas para bibliotecas escolares, levando em consideração os aspectos de atuação social e política desse espaço. Apresenta um recorte histórico da biblioteca escolar, da educação brasileira e das políticas educacionais, bem como proporciona um diálogo conceitual sobre a temática em questão a partir dos autores utilizados como referencial teórico. Analisa a biblioteca escolar procurando compreender o seu contexto atual e suas múltiplas possibilidades de atuação, bem como sua função educativa como promotora social e cultural. O problema que norteia a pesquisa é compreender como tem se desenvolvido a atuação da Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte-CE no que se refere à proposição de políticas públicas para bibliotecas escolares? Neste sentido, o objetivo geral consiste em investigar como se dá as políticas públicas para bibliotecas escolares nesta Secretaria, visando propor um programa de atuação. Os procedimento metodológicos da pesquisa classificam-se como descritiva e exploratória, quanto aos meios é bibliográfica e documental, delimita-se a estudo de caso. Em relação a natureza dos dados, este estudo se configura como quantitativo e qualitativo. Os instrumentos de coleta de dados são questionários e entrevistas, já a análise dos dados será através da análise de conteúdo. Espera-se contribuir para estabelecer novas reflexões e debates em relação a temática e propõe-se a elaboração de um programa de atuação para bibliotecas escolares, a fim de contribuir para o funcionamento e dinamização desse espaço.