O papel multifacetado das bibliotecas universitária e escolar na promoção dos objetivos de desenvolvimento sustentável
Biblioteca; Agenda 2030; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Sustentabilidade; Educação.
Investiga o papel multifacetado das bibliotecas universitárias e escolares na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Considerando que essas instituições vão além da função tradicional de guarda e acesso à informação, a pesquisa enfatiza sua atuação como espaços de aprendizagem, capacitação e engajamento social, fundamentais para a construção de comunidades mais justas, inclusivas e sustentáveis. A metodologia é de caráter exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, apoiada em revisão de literatura sistemática em bases nacionais e internacionais e em análise documental de relatórios da IFLA, da UNESCO e dos Relatórios Luz da Agenda 2030 no Brasil (2017-2024). Busca mapear como as bibliotecas podem alinhar suas práticas aos ODS, em especial aos objetivos de educação de qualidade, redução das desigualdades, paz, justiça e fortalecimento das instituições, identificando também desafios e oportunidades. Espera-se como produto final a elaboração de um guia prático com recomendações acessíveis e aplicáveis, a fim de orientar bibliotecas na integração efetiva da sustentabilidade em suas ações e políticas. Conclui-se que, ao democratizarem o acesso à informação e promoverem a formação cidadã, as bibliotecas universitárias e escolares se consolidam como agentes estratégicos para a implementação da Agenda 2030, ampliando sua relevância no contexto contemporâneo da Biblioteconomia.