AS COLEÇÕES SONORAS UNIVERSITÁRIAS DOS CURSOS DE JORNALISMO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO CEARÁ
Palavras-chave: acervos sonoros, radiojornalismo universitário, preservação digital, biblioteconomia, repositório.
A proposta desta dissertação nasceu da minha experiência prática no laboratório de radiojornalismo da Universidade Federal do Cariri, onde atuo desde 2012. Ao longo dos anos, acompanhei de perto a produção e o acúmulo de conteúdos sonoros criados por estudantes, muitos deles de grande valor acadêmico, social e cultural. No entanto, percebi que esses materiais, apesar de seu potencial, estão frequentemente desorganizados, com pouca acessibilidade e sem políticas claras de preservação. Esta pesquisa se propõe a investigar como as coleções sonoras dos cursos de Jornalismo das Universidades Federais do Ceará (UFCA e UFC) vêm sendo tratadas e, a partir disso, sugerir estratégias viáveis para sua organização, padronização e integração em repositórios digitais institucionais. Com base em uma abordagem qualitativa, que inclui entrevistas, questionários e análise documental, o trabalho busca contribuir para a valorização desses acervos como patrimônio acadêmico e cultural. O produto final será a proposta de um modelo de repositório digital de código aberto, acessível, seguro e replicável. A intenção é que esse modelo sirva não só à UFCA e à UFC, mas também a outras instituições que enfrentam desafios semelhantes na preservação de suas memórias sonoras.